Oficiais-Alunos do CPEA visitam indústrias e instituições de alta tecnologia

Trinta e cinco Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA-2014), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), realizaram entre os dias 2 e 6 de junho uma viagem de estudos a indústrias e instituições de relevância tecnológica e econômica para o País.

A comitiva, composta também pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Máximo Ballatore, e por instrutores, puderam conhecer iniciativas como o desenvolvimento do jato KC-390, a operação de satélites e o projeto do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

oficiais alunos do cpea

Em São José dos Campos (SP), a comitiva visitou a Embraer, a Avibrás Industrial Aeroespacial, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), sendo os dois últimos organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Em Resende (RJ), a visita foi à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN).

A viagem de estudos integra o Plano de Unidades Didáticas (PUD) e teve como objetivo, além de propiciar aos alunos do CPEA conhecimento sobre o atual estágio dos diversos projetos em desenvolvimento e relacionados à inovação e a indústria de defesa, permitir a identificação do atual grau de avanço tecnológico confrontando com os objetivos preconizados na Estratégia Nacional de Defesa (END).

No retorno ao Rio de Janeiro, a comitiva visitou a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), o maior complexo de ensino técnico-especializado e militar da América Latina, responsável pela formação de Sargentos do Comando da Aeronáutica.

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>