Oficiais Alunos do Curso Internacional de Estudos Estratégicos visitam o Comando do 9° Distrito Naval

Nos dias 23 e 24 de agosto, 14 Oficiais Alunos do Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE) visitaram o Comando do 9° Distrito Naval (Com9ºDN), em Manaus-AM. Um dos propósitos da visita foi conhecer a contribuição das Forças Armadas para o desenvolvimento e a defesa dos interesses nacionais na Amazônia.

Como parte da programação, no dia 23 de agosto, o Comandante do 9°Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, ministrou uma palestra sobre a estrutura, os meios utilizados e as principais atividades desenvolvidas pela Marinha na Amazônia Ocidental. No dia 24 de agosto, a comitiva conheceu as atividades do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib), na área de jurisdição do Com9ºDN. No decorrer da visita, os alunos embarcaram nas Lanchas de Ação Rápida (LAR) e comprovaram a utilidade e a mobilidade desse meio na execução de ações de operações ribeirinhas desenvolvidas pelo 1ºBtlOpRib.

Este ano, o CIEE, conhecido pelas Nações Amigas como Brazilian Army Strategic Studies International Course (BASSIC), em sua 5ª Turma, conta com quatro oficiais brasileiros e com 10 oficiais estrangeiros, representantes dos países: África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Guatemala, Índia, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão e Tailândia.

O curso é promovido pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de Política e Estratégia, entre oficiais brasileiros e Oficiais de Nações Amigas. O curso também proporciona a estes oficiais a oportunidade de conhecerem os aspectos mais relevantes do País nos campos político, militar, social, econômico e científico-tecnológico.

Vice-Almirante Matias durante palestra
(CCSM/FM)
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>