Oficiais do Exército ministram Estágio de Sensibilização de Ameaça Terrorista em Santos

Oficiais do Exército ministram Estágio de Sensibilização de Ameaça Terrorista em Santos

Santos (SP) – Oficiais do Exército Brasileiro, acompanhados de um representante da Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) de São Paulo, ministraram, no dia 25 de maio, um Estágio de Sensibilização de Ameaça Terrorista (SAT) para funcionários do hotel e do centro de treinamento de Santos que receberão atletas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

ESTAGIO 1

A instrução teve como objetivo principal conscientizar o público acerca da perspectiva da ameaça terrorista no Brasil, principalmente no contexto dos Jogos Rio 2016. Além disso, os instrutores apresentaram os conceitos fundamentais sobre terrorismo e procuraram sensibilizar os trabalhadores dos setores de turismo e esporte de Santos sobre o assunto. Durante o estágio, os oficiais e o representante da ABIN reforçaram que não existe evidência de ataque terrorista no País, mas que a população deve estar preparada. “A participação de todos é fundamental. A população participa da rede de segurança ao informar comportamentos estranhos às autoridades competentes. Vocês são nossos olhos nessa frente de combate”, disse um dos instrutores ao público presente.

O trabalho é realizado em um esforço integrado do Ministério da Defesa, da ABIN e do Ministério da Justiça. O objetivo é garantir que os Jogos transcorram em um clima pacífico e seguro. O Brasil não apresenta histórico de incidentes terroristas, mas receberá delegações esportivas de mais de 200 países, o que pode atrair indivíduos mal intencionados. “Nós estamos trabalhando e temos nos preparado para esse evento desde a Copa do Mundo”, disse outro instrutor. De fato, as Forças Armadas adquiriram experiência no assunto. Na última década, foram realizados quatro grandes eventos no Brasil: os Jogos Pan-Americanos (2007), a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa das Confederações FIFA (2013) e a Copa do Mundo FIFA (2014). Os dois primeiros eventos, além das decisões dos torneios de futebol, foram realizados no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano.

Quem ministrou o SAT?

Os militares do Exército que ministraram o Estágio SAT em Santos pertencem ao Centro de Coordenação Tático Integrado (CCTI) de São Paulo, estrutura que presta assessoramento na questão de enfrentamento ao terrorismo e em ações de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear ao Comando de Defesa de Área (CDA) de São Paulo.

ESTAGIO 2

Quem ficará em Santos?

O Comitê Olímpico Internacional (COI) considerou a cidade de Santos apta a receber delegações internacionais. Os atletas de natação do Egito, da Itália e da Eslovênia treinarão e ficarão hospedados no litoral paulista antes e durante a competição, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. Santos ainda abrigará os atletas de maratona aquática do Japão e da Itália e os russos do triatlo.

Fotos: Asp Of Vidal

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *