ONU se pronuncia sobre o término da Missão no Haiti

ONU se pronuncia sobre o término da Missão no Haiti

Porto Príncipe (Haiti) – No dia 17 de março, ocorreu, na Log Base, uma reunião com a Sra Sandra Honoré, Representante Especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas e Chefe da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH – sigla em francês), cujo tema principal foi a resolução da ONU sobre o término da missão.

CONFERÊNCIA NA MINUSTAH

Foi ressaltado, pela Sra Sandra Honoré, que o país está passando por um progresso lento em relação aos direitos humanos e por um período delicado de transição política. Outro aspecto mencionado é que o fim da missão ocasionará grandes impactos a todos os envolvidos com a MINUSTAH, principalmente os profissionais haitianos.

Outros tópicos abordados foram a extensão da missão por mais seis meses, com término previsto para 15 de outubro e uma diminuição escalonada do componente militar até essa data; a redução do componente policial de 951 para 295 policiais; e a diminuição também do componente civil de maneira progressiva.

CONFERÊNCIA NA MINUSTAH

Além do Force Commander do Componente Militar no Haiti, General de Divisão Ajax Porto Pinheiro, também esteve presente na reunião o Comandante do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT), os Comandantes dos contingentes militares de outros países, integrantes da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e representantes civis da MINUSTAH.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *