Operação Acolhida: Subcomitê Federal para Recepção, Identificação e Triagem dos Imigrantes reúne-se no Ministério da Defesa

Operação Acolhida: Subcomitê Federal para Recepção, Identificação e Triagem dos Imigrantes reúne-se no Ministério da Defesa

Em decorrência da crise instalada no Estado de Roraima, causada pela imigração em massa de venezuelanos para o Brasil, fugindo da grave crise humanitária naquele país, o Governo Federal adotou várias medidas para mitigar os efeitos do problema. Um dos destaques foi a criação do Comitê Federal de Assistência Emergencial, provendo sustentação legal para o início da Operação Acolhida.

esta imagem não possui descrição

Dentre as primeiras decisões do Comitê, foi a criação, em fevereiro de 2018, de quatro Subcomitês, entre eles o de Recepção, Identificação e Triagem dos Imigrantes, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tendo o Ministério da Defesa (MD) como membro, dentre outros Ministérios, órgãos e agências.

Assim, em 05 de fevereiro de 2020, pela primeira vez desde o início da Operação, foi realizada uma reunião do Subcomitê para Recepção, Identificação e Triagem dos Imigrantes nas instalações do MD, na sala do Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), à semelhança do que já ocorreu neste ano com o Subcomitê para Interiorização de Imigrantes.

Estiveram presentes na reunião o General de Brigada José Eduardo LEAL de Oliveira, Subchefe de Coordenação de Logística e Mobilização da CHELOG; o Delegado de Polícia Federal, Dr. Flávio Henrique Diniz Oliveira, Coordenador-Geral de Política Migratória e Coordenador do Subcomitê para Recepção, Identificação e Triagem dos Imigrantes; além de outros representantes do Subcomitê.

esta imagem não possui descrição

Na reunião, discutiram-se vários assuntos de nível estratégico e de importância para o País, relacionados com a entrada dos venezuelanos no País.

Assim, mais uma vez, o MD participou, de forma ativa, em decisões de alto nível para atenuar efeitos dessa grave crise que assola o território nacional, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições da Sociedade Brasileira.
Com informação e fotos da Seção de Logística Operacional (SELOP)

(MD Ascom/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *