OPERAÇÃO “AMAZÔNIA AZUL” MARCA PRESENÇA NO LITORAL E ÁGUAS INTERIORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

OPERAÇÃO “AMAZÔNIA AZUL” MARCA PRESENÇA NO LITORAL E ÁGUAS INTERIORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

A segunda edição da Operação “Amazônia Azul”, realizada no período de 02 a 07 de março de 2015, intensificou a fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos e repressões de ilícitos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além da realizão de ações educativas e de conscientização das pessoas sobre a segurança da navegação. Participaram cerca de 15 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações das Capitanias em todo Brasil.

Inspeção Naval na área do Porto de Santos
Inspeção Naval na área do Porto de Santos

Na Área de Jurisdição do Comando do 8º Distrito Naval, a Operação foi pautada por ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval na Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), na Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP), na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião (DelSSebastiao) e na Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio (DelPEpitacio). No total, foram inspecionadas 652 embarcações, que resultaram em 75 notificações e 10 apreensões.

A colaboração e o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), da Secretaria da Receita Federal (SRF), do Departamento da Polícia Federal (DPF), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da PETROBRÁS, da TRANSPETRO, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Fundação Florestal de São Paulo, foram primordiais para o sucesso da operação.

A chamada que enobrece o logo da MB, “Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”, é fonte de inspiração e incentivo, dessa forma, nossa Força Naval se esforça para garantir o uso do mar e águas interiores (represas, rios e lagos), com segurança, a todos os brasileiros.

(8º DN ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *