Operação Capibaribe realiza emprego simulado da Força de Ajuda Humanitária

Recife – A Operação Capibaribe teve início no dia 23 de novembro, no auditório da 7ª Região Militar (7ª RM), com uma palestra proferida pelo Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, e pelo Coordenador da Força de Ajuda Humanitária, Coronel Silveira. Em seguida, a tropa se apresentou pronta, equipada e com todo o material disponível para iniciar os exercícios planejados.

OPERACAO 1 O objetivo da Operação, que segue até o dia 26 de novembro, é simular o emprego da tropa em um quadro hipotético de desastre natural, bem como padronizar procedimentos de uma Força de Ajuda Humanitária.

OPERACAO 2

Dentro do cronograma de atividades, estão previstos exercícios simulados de instalação de áreas de abrigos, tratamento e distribuição de água, segurança e isolamento de áreas, atendimento médico, simulação de deslizamento de terra, desobstrução de estrada, resgate e salvamento vertical, resgate subaquático, socorro e evacuação, transporte aeromédico, entre outros.

A implantação de uma Força de Ajuda Humanitária faz parte do Projeto Estruturante Novo Sistema Operacional Militar Terrestre, sob a gerência do Comando de Operações Terrestres, e visa capacitar o Exército Brasileiro para atuar em caso de desastres. O intuito da Operação é melhorar a capacidade da Força Terrestre em responder com presteza e efetividade nas situações de catástrofe, com a especialização dos recursos humanos e aprimoramento da doutrina.

OPERACAO 3

A Operação Capibaribe conta com a colaboração da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, da Polícia Militar, da Polícia Científica, do Grupamento Tático Aéreo, do Serviço de Assistência Médica de Urgência, da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e da Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos.

Fotos: 7ª RM

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>