Operação Guairacá, que proveu apoio à Defesa Civil em Londrina, foi encerrada

Operação Guairacá, que proveu apoio à Defesa Civil em Londrina, foi encerrada

O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld) encerrou, em 4 de agosto de 2017, a Operação Guairacá, que se constituiu no lançamento e operação de uma equipagem de ponte LSB em Londrina (PR), em apoio à Defesa Civil do município.

A Operação, que teve início em 26 de janeiro de 2016, extendendo-se por cerca de 1 ano e 7 meses, foi desencadeada em decorrência de fortes chuvas que assolaram a região, deixando um saldo de 34 pontes destruídas ou seriamente avariadas, provocando o isolamento de vários municípios do estado do Paraná.

Na 1ª fase da Operação, foi utilizada uma Portada Tática Leve classe 16, a fim de realizar a transposição de equipamentos de engenharia para a preparação dos encontros na 2ª margem. Já em uma 2ª fase, foi realizada a montagem de uma ponte LSB 190 pés (57,91m) – classe 80 sobre o Rio Taquara, a fim de restabelecer a ligação do distrito de Guairacá com o restante do município, possibilitando o fim do isolamento de cerca de 2.000 habitantes da região e permitindo, ainda, o escoamento de importante safra de milho e soja.

Cerca de 61.000 veículos empregaram esse meio contínuo de transposição de cursos de água, permitindo que a região mantivesse suas atividades dentro da normalidade, enquanto seguiam os trabalhos de construção de uma ponte de alvenaria definitiva. O 5º BE Cmb Bld manteve no local da ponte, distante cerca de 650 km de sua sede (Porto União/SC), um Grupo de Engenharia, que foi responsável pela manutenção e segurança diuturnas da equipagem, além de proporcionar balizamento e controle do trânsito no local.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *