Operação Membeca 2015

Operação Membeca 2015

Rio de Janeiro  A Operação Membeca foi realizada, de 16 a 20 de novembro, nos municípios de Arapeí, Bananal e São José do Barreiro, situados no sul fluminense. O exercício empregou mais de 2.200 militares de tropas operacionais da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), para simulação de ações voltadas para a defesa externa.

adestramento 1

O objetivo foi adestrar o Comando e o Estado-Maior da 1ª DE, suas Grandes Unidades e organizações militares subordinadas, para o planejamento e a execução de operações de amplo espectro, além de desenvolver o espírito de corpo e o valor profissional dos quadros.

adestramento 2

A manobra contou com a destacada participação do 32º Batalhão de Infantaria Leve (Petrópolis/RJ) e do Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (Rio de Janeiro), que realizaram a figuração do inimigo no exercício e colaboraram na análise dos resultados.

adestramento 3

No último dia, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, ocorreu o tiro das armas coletivas, que foi a oportunidade de os militares realizarem tiro real com os armamentos de emprego coletivo, tais como as metralhadoras MAG e .50, os morteiros 60 e 81 mm, os canhões Carl Gustaf e 90 mm da viatura Cascavel, além dos obuseiros 105 mm.

Fotos: 1ª DE

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *