Operações Ibicuí e Jacuí IV são desencadeadas simultaneamente e de forma integrada em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – A Operação Ibicuí, da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), e a Operação Jacuí IV, do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), ocorreram simultaneamente e de forma integrada, no período de 15 a 21 de outubro, no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saycã), tendo sido realizada dentro de um quadro tático de defesa externa (manobra de dupla ação controlada) – ataque coordenado com transposição de curso d´água obstáculo e defesa móvel.

Durante a operação, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul, integrou a força opositora (vermelha); enquanto o 6º Batalhão de Engenharia de Combate, São Gabriel, compôs a 3ª DE (azul); e o Comando do 4º Gpt E, integrou a Direção do Exercício.

No contexto da transposição de curso d´água, foram realizados trabalhos das três fases técnicas: assalto com utilização de botes; lançamento de portadas pesadas; e construção e operação de ponte M4T6 mista (sobre cavaletes e flutuante) de 150 metros.

No apoio à operação defensiva, além da elaboração do Plano de Barreiras da 3ª DE, foram lançados obstáculos anti-carro na área de defesa avançada sob a responsabilidade da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e foi realizada a manutenção da rede mínima de estradas da Divisão.

Durante o exercício no terreno, a Engenharia do Comando Militar do Sul, empregando seus dois Batalhões de Engenharia de Combate, prestou o apoio à mobilidade, à contramobilidade e à proteção das tropas, destacando-se, notadamente, no apoio em profundidade e na amplitude do seu desdobramento, sendo fator multiplicador do poder de combate, missão principal deste Grupamento.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>