Ordem do Mérito da Defesa é entregue a personalidades civis e militares

Ordem do Mérito da Defesa é entregue a personalidades civis e militares

Brasília, 09/06/2014 – Nesta segunda-feira, 282 pessoas – entre civis e militares, além de seis instituições – receberam do Ministério da Defesa a Ordem do Mérito da Defesa, homenagem criada para destacar personalidades brasileiras ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas.

Também foram agraciados pela Ordem militares que se destacaram no exercício da profissão durante solenidade presidida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, no Clube do Exército, em Brasília.

ordem ao merito da defesa

Após a execução do Hino Nacional, o ministro Amorim concedeu a insígnia aos estandartes de organizações militares e autoridades. Da Aeronáutica, foram homenageados o Comando-Geral do Pessoal e a Secretaria de Economia e Finanças. Da Marinha do Brasil, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação e Comando do 4º Distrito Naval.  Do Exército, o 3º Batalhão Logístico e 8º Batalhão de Engenharia e Construção.

Entre as autoridades condecoradas estão os ministros de Estado das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Ciência e Tecnologia, Clenio Campolino Diniz.

Nessa edição, a Ordem do Dia do ministro da Defesa, lida no evento, destacou que os serviços prestados pelos agraciados demonstram que a Política de Defesa é uma obra coletiva e que deve envolver o conjunto da sociedade brasileira: Parlamento, Academia, Indústria e Executivo.

“A elaboração da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco de Defesa Nacional permitiram o tratamento democrático dos assuntos de defesa pela sociedade brasileira”, menciona a Ordem.

O ministrou da Defesa lembrou dos investimentos que estão sendo feitos nos projetos estratégicos, como o programa de construção de submarinos convencionais e de propulsão nuclear, o fortalecimento do centro de defesa cibernético e a aquisição dos caças Gripen para o programa FX-2, entre outros.

De acordo com Amorim, estes projetos buscam fornecer ao Brasil capacidade dissuasória crível para garantir segurança frente a eventuais agressões.

Ainda se dirigindo aos militares e civis homenageados com a condecoração, ele ainda ressaltou que a percepção da defesa pela nossa sociedade é essencial para que as Forças Armadas continuem a trabalhar para garantir a segurança e o desenvolvimento do Brasil.

Participaram da cerimônia, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira; o comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri; o comandante da Aeronáutica (interino), brigadeiro Ricardo Machado Vieira; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi; e o secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso.

Ordem do Mérito da Defesa

Criada em 2002, pelo decreto 4.263, a Ordem visa homenagear personalidades brasileiras ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas, além dos militares que se destacaram no exercício da profissão. O reconhecimento é estendido a organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras.

Clique aqui para conferir a relação completa dos homenageados com a Ordem do Mérito da Defesa.

Fotos: Tereza Sobreira

(MD ASCOM/FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *