Organizações Militares da FAB homenageiam Santos-Dumont em cerimônias

Organizações Militares da FAB homenageiam Santos-Dumont em cerimônias

Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, nessa terça-feira (20), cerimônias alusivas ao 148º aniversário de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Nas ocasiões também foram homenageados, com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, militares e civis que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.

Comando Aéreo Norte (I COMAR)

No Comando Aéreo Norte (I COMAR), a formatura foi presidida pelo Comandante, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Estiveram presentes, ainda, o Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e Comandantes das Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Guarnição de Aeronáutica de Belém.

No evento, militares e autoridades civis foram agraciadas com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, uma distinção concedida àqueles que se destacaram no exercício da sua profissão e aos cidadãos brasileiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica, a exemplo do Diretor da Equatorial Energia Pará, Mauro Chaves de Almeida. Como forma de preservar a história e em homenagem à memória de Santos-Dumont, a insígnia de Marechal do Ar foi hasteada durante a cerimônia.

Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR)

O Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR) realizou cerimônia militar no Hangar do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1°/9° GAV) – Esquadrão Arara, também com a imposição da comenda “Mérito Santos-Dumont” para 15 cidadãos, entre militares e civis.

Em suas palavras, o Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão ressaltou a importância da data. “Reverenciar Santos-Dumont é sempre especial, pois ele representa a coragem, perseverança e resiliência tão característicos do povo brasileiro. Ao abandonar sua zona de conforto e enfrentar os desafios em busca de seus sonhos no velho continente, esse brilhante brasileiro nos inspirou e nos inspira até os dias atuais”, concluiu.

Base Aérea de Boa Vista (BABV)

Também nessa terça-feira (20), a Base Aérea de Boa Vista (BABV) realizou a cerimônia alusiva ao 148° Aniversário de Santos-Dumont. Por conta da pandemia da COVID-19, o evento militar, que foi presidido pelo Comandante da Base, Coronel Aviador Hugo Zanoni Bastos de Siqueira, ocorreu sem a presença de autoridades militares ou civis. Na ocasião, o Major Infantaria Daniel Gonçalves, do efetivo da Ala 7, e o Suboficial Agnaldo Pantoja da Graça, do efetivo da BABV, foram agraciados com a medalha “Mérito Santos-Dumont”.

Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM)

Já na Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Base Aérea de Santa Maria, Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques. Ao todo, dez militares e um civil foram agraciados com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”.

Na oportunidade, também, foi realizado hasteamento da insígnia de Marechal do Ar pelo Graduado-Master da GUARNAE-SM, Suboficial Eduardo Mesquita Baltazar, e realizada a leitura da Ordem do Dia assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Base Aérea de Salvador (BASV)

A Base Aérea de Salvador (BASV) também comemorou o 148º Aniversário de Santos-Dumont, com a imposição da Medalha “Mérito Santos-Dumont” a seis cidadãos, entre militares e civis, em cerimônia realizada no Pátio de Autoridades, na terça-feira (20). O evento foi presidido pelo Comandante da BASV, Coronel Aviador Marcello Borges da Costa.

O Comandante parabenizou e agradeceu aos homenageados que receberam a distinção. “A Força Aérea sempre busca estar um passo à frente, por isso que Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, é um grande nome na história e muito representativo para nós! Neste dia, aproveitamos para homenagear militares e civis que se destacaram prestando notáveis serviços à Aeronáutica”, ressaltou.

Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF)

Na Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), a solenidade foi realizada no Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) e foi presidida pelo Comandante desta Organização, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães. Durante a cerimônia também foi imposta a Medalha ‘Mérito Santos-Dumont” a dez militares e um civil.

A Ordem do Dia, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi lida pelo Brigadeiro Cesar durante o evento. “Em nossas asas, 70 mil homens e mulheres de azul cumprem a missão de Defender, Controlar e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade. Diante da necessidade, nossas aeronaves e Organizações Militares entram nas batalhas, em diversas frentes, como o atual combate à pandemia do novo Coronavírus. Transportando vacinas, repatriando brasileiros, evacuando doentes para tratamento, nossas asas protegem nosso povo. Nesse sentido, nossos militares empenharam-se no esforço integrado do Governo Federal com o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Comando da Aeronáutica, a fim de atingirmos um objetivo comum: salvar vidas”, citou.

Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT)

Também no Nordeste do País, na Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da organização, Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar. Ao todo, 12 personalidades militares e civis foram agraciadas, como o Secretário de Planejamento, Finanças e Turismo de Parnamirim,  Giovani Rodrigues Júnior.

Em suas palavras, ao dirigir-se aos homenageados, o Brigadeiro Avellar ressaltou a grandiosidade da comenda concedida. “A Medalha foi instituída como homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont. Parabéns pelo mérito e muito obrigado pelo zelo com as coisas da Força Aérea”, congratulou.

Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP)

Já no Sudeste, mais especificamente na Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), a cerimônia de celebração do aniversário do Pai da Aviação Brasileira foi marcada pela imposição da medalha “Mérito Santos-Dumont” a oito agraciados e contou com a presença do Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

“Graças a seu invento, tantos outros benefícios aconteceram para o mundo. O transporte aéreo representa tudo! Hoje é um dia muito especial, é minha primeira participação no evento como Comandante do COMGAP, liderando uma solenidade deste vulto, na cidade onde nasci”, destacou o Oficial-General no evento.

Comando Aéreo Sul (V COMAR)

O Comando Aéreo Sul (V COMAR) também realizou uma cerimônia militar na terça-feira (20), homenageando sete agraciados, entre militares do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O ato foi presidido pelo Comandante do V COMAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro, da PRF, dos Comandantes da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) e de um Grupamento de Representação de todas as Organizações Militares que compõe a GUARNAE-CO.

Comando Aéreo Leste (III COMAR)

Uma cerimônia militar também foi realizada pelo Comando Aéreo Leste (III COMAR), com a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont a 107 agraciados. O evento, que foi presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, contou com a presença de Oficiais-Generais das três Forças Armadas e autoridades civis.

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Na solenidade, 32 civis e militares foram agraciados com a medalha “Mérito Santos-Dumont”. Foi entregue, ainda, a outros seis civis e militares, a Medalha-Prêmio Força Aérea Brasileira, destinada àqueles que venham a se distinguir por estudos sobre temas técnico-profissionais ou por criações técnicas, operacionais ou administrativas relevantes para o Comando da Aeronáutica.

Na ocasião, a filha do Major José Mariotto Ferreira, Claudia Mariotto Ferreira de Azevedo, recebeu em mãos a medalha Mérito Santos-Dumont – Post Mortem, em homenagem ao ícone do DCTA. O Major Mariotto foi o piloto do primeiro vôo do primeiro protótipo do Bandeirante, então denominado de IPD-6504. O então Major Mariotto realizou o voo de teste inaugural em 22 de outubro de 1968, com a presença da equipe técnica do projeto. Contudo, após uma semana do voo histórico, faleceu num acidente em um voo de testes de um monomotor.

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) também homenageou Santos-Dumont em cerimônia presidida pelo Comandante da Organização, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, na terça-feira (20). Na ocasião ocorreu a imposição da Medalha “Mérito Santos-Dumont” a seis militares da Escola que se distinguiram no exercício de sua profissão. Outros 55 militares também receberam a Medalha Militar  durante a cerimônia, sendo 4 medalhas de Ouro, 14 de Prata e 37 de Bronze, as quais se destinam a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Graduados.

Fotos: Sargento C. Falcão/BASV; Soldado Maxivan/BABV; Soldado Zancanaro/GUARNAE-SP; Soldado Weber/GUARNAE-SP; Soldado Daniel Silva/GUARNAE-NT; Soldado Kassiel/GUARNAE-SM; Soldado Felipe Mattos e Soldado Kleoson/V COMAR; Soldado Gullity/GSD-RF e Soldado Melo Filho/CINDACTA; Cabo A. Pardo / VII COMAR; ASCOM/DCTA; Sargento C. Falcão/ EEAR

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *