Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Organizações militares que se destacaram em ações do PROFESP são reconhecidas

Na manhã da quinta-feira (25), seis organizações militares das Forças Armadas foram premiadas por se destacarem nas ações do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto João do Pulo (PJP). A cerimônia ocorreu na recém-criada Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, e contou com a participação da Primeira-dama, Michelle Bolsonaro; do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; e do Comandante da Escola Superior de Defesa, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos; entre outras autoridades.

20211125 profesp premiaçao.jpg

Na ocasião, duas organizações militares de cada Força receberam o prêmio, sendo elas: o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, da Marinha; o 14º Grupo de Artilharia de Campanha e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, do Exército; e as Bases Aéreas de Florianópolis e de Manaus, da Aeronáutica.

“O prêmio PROFESP e PJP é uma humilde forma de reconhecer o trabalho e a dedicação que esses agentes participativos devotam a essas ações sociais. Exige um sacrifício adicional de cada comandante. Cumpre-nos externar o nosso reconhecimento e agradecimento pelo trabalho que é realizado, com a certeza de que as Forças Armadas continuarão promovendo essas ações tão importantes para a sociedade brasileira”, destacou o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues.

A cerimônia marcou, também, a inauguração do PROFESP na ESD. Esse é o primeiro núcleo do programa ligado, diretamente, à pasta e com atividades quatro vezes por semana. São 160 crianças e adolescentes beneficiados, divididos em dois turnos, com aulas de educação no trânsito, karatê, natação, vôlei, futsal, além de oficina de cidadania, reforço escolar e atividades lúdicas. O núcleo atende crianças do Altiplano Leste, do
Paranoá Parque, de Itapoã e do Paranoá, que estudam na Escola Classe Alto Interlagos.

Na oportunidade, o comandante da ESD, Vice-Almirante Rohwer, ressaltou a importância do desenvolvimento do projeto social dentro da Escola Superior de Defesa. “Essas crianças não fazem parte dos nossos cursos, mas, mudam, definitivamente, o astral e o nosso ânimo. A utilização de nossas instalações, pelo núcleo, tem tudo a ver com a proposta que a escola tem aqui em Brasília. É muito bom tê-los aqui”, reforçou.

20211125 profesp almirante.jfif

Madrinha

Durante a cerimônia, a Primeira-dama recebeu o título de madrinha do PROFESP e do PJP. “É uma honra receber esse título. Agradeço o carinho das nossas crianças e do Ministério da Defesa. O programa contribui para a transformação social da população em situação vulnerável do nosso País. Por vocês, crianças, nós caminharemos juntos”, declarou Michelle.

Estiveram presentes, também, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Diretor do Departamento de Desporto Militar, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; e demais autoridades dos Ministérios da Defesa; da Cidadania; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; da Justiça e Segurança Pública; e da Educação.

Ao final do evento, os convidados conferiram as instalações que vão abrigar o PROFESP na ESD. Já as crianças beneficiadas pelo Programa conheceram três militares atletas do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR): a Sargento da Marinha Luana Lira, dos Saltos Ornamentais; o Sargento do Exército Matheus Américo, do Atletismo; e o Sargento da Aeronáutica Caio Bonfim, da Marcha Atlética.

Programas

Lançado em 2003, o PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania; da Educação; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, dos professores, do material esportivo e de uniformes. Atualmente, cerca de 30 mil crianças e adolescentes são beneficiados pelas ações, em 203 organizações militares.

O programa ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do País, com atividades diversificadas, a depender da estrutura de cada organização militar. Há basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Oferece, ainda, reforço escolar (com preparação para concursos); atividades com música, coral, teatro, visita a museus; e promoção da cidadania e do civismo.

Criado em 2015 e integrado ao PROFESP, o Projeto João do Pulo, também, é desenvolvido nas Organizações Militares das Forças Armadas. No início, o PJP era voltado somente para militares, com o objetivo de reintegração social daqueles que haviam adquirido deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades. Em 2019, o projeto expandiu para receber pessoas da sociedade civil, por meio de parcerias com os Ministérios participantes do PROFESP e com organizações, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Vencedores Adaptados (AVA). Entre as atividades oferecidas, há o esporte adaptado de equoterapia e ações socio inclusivas. O PJP atende 468 pessoas.

Por Júlia Campos
Fotos: ESD

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *