Organizações Militares realizam cerimônias alusivas ao aniversário de Santos-Dumont

Organizações Militares (OMs) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, nessa segunda-feira (20), cerimônias militares alusivas ao 147º aniversário de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Uma homenagem também foi registrada na Presidência da República.

Durante as solenidades, foram entregues as Medalhas Mérito Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão, pela prestação de notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira. Em todos os eventos, os participantes seguiram os protocolos de segurança para o enfrentamento ao novo Coronavírus, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e respeitaram o distanciamento previsto. Confira os destaques:

Presidência da República homenageia Santos-Dumont

A solenidade ocorreu no Auditório do Anexo do Palácio do Planalto e contou com a presença do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), General Augusto Heleno; do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI-PR, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, além de autoridades civis.

Na oportunidade, foi feita a leitura da Ordem do Dia assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, bem como a imposição das medalhas Mérito Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão aos militares e personalidades civis que atuam na Presidência da República. Em seu pronunciamento, o General Heleno enalteceu os feitos do Pai da Aviação. “Destaco seu reconhecimento internacional e sua valiosa contribuição à humanidade, a partir do seu idealismo e abnegação”, disse.

Representando a FAB, o Major-Brigadeiro Ary parabenizou os agraciados e convidou para uma visita à exposição instalada no Palácio do Planalto, durante esta semana, sobre a vida e os feitos de Santos-Dumont.

EEAR presta homenagem a Santos-Dumont e entrega condecorações

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), comemorou por meio de uma cerimônia militar os 147 anos de Santos-Dumont. Realizou, também, a imposição das Medalhas Mérito Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão. A solenidade, presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, obedeceu às orientações quanto às medidas preventivas de combate ao novo Coronavírus e, por isso, ocorreu em local arejado, mantendo o distanciamento recomendado e sem a presença de tropa e familiares dos homenageados.

“Se hoje a Força Aérea Brasileira goza do privilégio de ser uma Instituição de destaque nesta Nação, não há dúvida de que esse sucesso deve-se ao somatório de oportunas iniciativas, abnegações e vontade de bem servir ao semelhante por parte de muitos integrantes do seu efetivo.

Como Comandante desta Guarnição, sinto-me honrado e orgulhoso de poder contar com um grupo de militares tão seletos e comprometidos. Dessa forma, congratulo-me com os senhores e senhoras pela distinção recebida”, destacou o Brigadeiro Soares, sobre a importância da data.

Oficiais, Graduados e Praças, pertencentes às diversas Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, foram agraciados com as comendas. O Tenente Especialista em Comunicações, Paulo Cézar Silva de Souza, recebeu a Medalha Mérito Santos-Dumont. “Ser agraciado com esta medalha representa a coroação de uma realização profissional por todos os anos dedicados à Força Aérea Brasileira”, disse. Já o Suboficial Clayton Corrêa Alves recebeu a Medalha Bartolomeu de Gusmão. “Sempre fiz o que devia ser feito, da melhor maneira possível e procurando ajudar o próximo. Receber esta medalha é fruto do reconhecimento da Força Aérea Brasileira a todo esse trabalho, o que me motiva e mostra que estou no caminho certo, em minha carreira e na vida pessoal”, enfatizou.

CIAAR: Homenagens e entrega de medalhas

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lago Santa (MG), também prestou homenagem a Santos-Dumont, por meio de uma cerimônia militar realizada nas dependências da Unidade e que cumpriu todos os protocolos de enfrentamento à COVID-19. O ato, que foi presidido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira e esteve acompanhado do Chefe do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS), Tenente-Coronel Intendente Rodrigo Moro Loureiro, um dos paraninfos neste evento.

Ao todo, foram condecorados quatro militares da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH), sendo dois do CIAAR e dois do GAP-LS. O Major de Infantaria Felipe Barbosa Alvarenga, um dos agraciados, disse da felicidade ao receber a medalha. “Materializa o reconhecimento profissional pelo tempo de vida dedicado com honra e lealdade à Força Aérea Brasileira, convicto de servir à Pátria como realização pessoal e sentimento do dever”, destaca.

Ala 1 entrega Medalhas Bartolomeu de Gusmão

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF), Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha, acompanhado do Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília, Suboficial Fernando César Batista dos Santos. Neste ano, nove Medalhas Bartolomeu de Gusmão foram entregues a militares e civis das diversas Organizações Militares que compõem a Guarnição.

Em seu discurso, o Brigadeiro Meneses lembrou que a cerimônia é realizada com as devidas restrições em razão do enfrentamento ao novo Coronavírus. “Tínhamos que escolher o momento adequado e com segurança para todos. Por isso, homenageamos nossos militares por notório saber e competência e de grandiosa contribuição à FAB ao longo dessa jornada”, afirmou.

A Medalha Bartolomeu de Gusmão é o reconhecimento dado àqueles que tenham prestados serviços relevantes ao Comando da Aeronáutica, que geralmente ocorrem com o sacrifício pessoal em prol das atividades funcionais, para o cumprimento de sua missão e para o bem servir à sociedade.

O Suboficial Especialista em Topografia Manoel Vitor dos Santos, do efetivo da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica de Brasília (DTINFRA-BR), foi um dos agraciados com a condecoração. “Completei 30 anos de serviço e hoje, neste momento ímpar na minha carreira, fico honrado por receber essa medalha, pois sei que é o reconhecimento do meu esforço em servir a Força Aérea Brasileira”, revelou.

Ala 2 entrega as Medalhas Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão

A cerimônia militar de homenagem a Santos-Dumont também foi realizada na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), quando ocorreu a entrega de nove Medalhas Mérito Santos-Dumont e cinco Medalhas Bartolomeu de Gusmão para Oficiais e Graduados da Guarnição. O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, destacou a importância em reconhecer os militares pelo serviço prestado à Força Aérea. “Mesmo com uma cerimônia simples e adaptada para respeitar os protocolos de saúde devido à pandemia, ficamos felizes em poder manter a chama acesa e prestar este reconhecimento”, ressaltou.

O Tenente Especialista em Serviço de Manutenção, Fernando dos Santos Cordeiro, completou 32 anos de carreira militar e recebeu a Medalha Mérito Santos-Dumont. “Este é um reconhecimento pleno da minha carreira, em que sempre busquei melhores oportunidades e hoje sou realizado na Força Aérea Brasileira”, destacou.

Oficiais e graduados são condecorados na Ala 5

Militares da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande (MS) foram condecorados em cerimônia interna presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos. As Medalhas Mérito Santos-Dumont, foram entregues ao Major Aviador Hugo Farias Palmeira; Major de Infantaria Leonardo Lopes Teixeira; Subtenente Intendente Joaquim Mendes Filho, do Exército Brasileiro; Suboficial Jair Amaral Bomfim Júnior; Suboficial Edilson dos Santos Bastos; Suboficial Paulo Henrique Veras da Silva; Sargento Afrânio do Nascimento Furtado; Sargento Fabrício Pereira Vernetti e Sargento Cláudio Constantino Vasconcelos Júnior.

A medalha Bartolomeu de Gusmão foi entregue ao Subtenente Intendente Joaquim Mendes Filho, do Exército Brasileiro; Suboficial Anderson Luís Borges Nunes; Suboficial André Luís Escobar da Silva; Suboficial André de Lima Oliveira; Sargento Ricardo de Mello Pinheiro; Sargento Gerson Carvalho de Almeida e Sargento Ana Carolina Cardoso.

Cerimônia na Ala 7 marca o 147º aniversário de Santos-Dumont

A cerimônia militar realizada na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista, em Roraima, foi presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho, que fez a leitura da Ordem do Dia e a imposição das condecorações, bem como cumprimentou os militares pelas destacadas honrarias.

Na oportunidade, foi entregue a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV) – Esquadrão Escorpião, Tenente-Coronel Aviador João Paulo Gomes Lima da Silva. A honraria enaltece a figura do líder e do comandante operacional, além de ser uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que exerçam o cargo de comandante de unidade aérea por sua conduta em prol da operacionalidade da organização e da Força Aérea Brasileira.

A Medalha Bartolomeu de Gusmão foi concedida ao Suboficial Claudio de Azevedo Mecenas; ao Suboficial Paulo Roberio de Sousa; à Suboficial Renata dos Santos Silva; e ao Sargento Jorge Luciano Filho.

Já a Medalha Mérito Santos-Dumont foi entregue ao Major Especialista em Aviões, Ricardo Oliveira da Silva, e ao Sargento Carlos Henrique Gomes da Silva.

Ala 11 realiza entrega de medalhas

A solenidade alusiva ao aniversário de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos-Dumont ocorreu, também, na Ala 11 – Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, foram realizadas as entregas das Medalhas Mérito Santos-Dumont ao Major Horacio Fernando Pinto, ao Suboficial Luiz Carlos da Silva Costa, ao Sargento Alexsandro Lange de Mesquita e ao Sargento Alexandre Soares da Silva. Já a Medalha Bartolomeu de Gusmão foi entregue ao Suboficial Francisco Olegário da Silva, ao Suboficial Flávio Batista Lobato Barros, ao Suboficial André Luiz do Nascimento Pereira, ao Sargento Jorge Luís Viana Dias e ao Sargento Renato da Silva Ferreira.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Interino da Ala 11, Coronel Aviador Regis Augusto Azevedo Peroba e contou com a presença dos Comandantes de unidades sediadas no Galeão e os paraninfos, que foram os chefes dos militares homenageados.

CDA recorda conquistas de Santos-Dumont

O Comando-Geral de Pessoal (COMGEP), por meio da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), recordou neste 147º aniversário de Santos-Dumont suas expressivas conquistas. De acordo com a CDA, tais conquistas, além do marco aeronáutico, representaram o início da história do desporto na Força Aérea. Santos-Dumont foi o primeiro brasileiro homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional com o Diploma Olímpico, considerado um sportsman, já que expressava valores que se associam ao Olimpismo, como a determinação, a persistência e o fairplay. Além disso, ele também foi praticante de diversos esportes como golfe, ciclismo e tênis.

Nascido em 20 de julho de 1873, em Minas Gerais, Santos-Dumont foi reconhecido por sua ousadia e inquietação. O título de Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira foi designado por ter sido um personagem de valor à história aeronáutica no Brasil e no mundo. Ele integrou um seleto grupo de inventores daquela época, tendo começado a história aeronáutica com a invenção de balões dirigíveis em 1898. Dois anos depois, aos 28 anos, Santos-Dumont contornava a Torre Eiffel com seu dirigível, fato jamais ocorrido antes.

Colaboradores: Major Rodrigo Albuquerque/GSI-PR; Capitão Pereira/Ala 7; Tenente Willian/EEAR; Tenente Taciana/Ala 1; Tenente Barbara/Ala 2; Tenente Natalia/CDA;  Tenente Lorena/CIAAR; Tenente Blumer/Ala 11; Tenente Mayara/Ala 11; Tenente Barbieri/Ala 5

Fotos: Tenente Willian/EEAR; Tenente Taciana/Ala 1; Cabo Leonardo/Ala 2; Sargento Neves/Ala 7; Suboficial Xavier/CDA; Suboficial Jefferson/EEAR; Soldado Rabelo/Ala 1; Soldado Adrian/CIAAR; Sargento Stadlinger; Soldado Azuaga/Ala 5; Soldado Avalhaes/Ala 5

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>