Organizações militares são premiadas no Prêmio Qualidade Amazonas 2017

Com o objetivo de aprimorar a gestão por excelência, seis organizações militares, subordinadas ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), foram finalistas do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) 2017, considerado o “Oscar da Qualidade” no estado do Amazonas. No dia 23 de novembro, foi realizado o “Qualishow”, evento de premiação final da iniciativa.

Vice-Almirante Hecht (centro) e representantes das organizações militares premiadas

A Estação Naval do Rio Negro (ENRN) foi premiada na Modalidade Gestão Governamental (Instrumento de 500 Pontos), com o Troféu Bronze. Para o Comandante da ENRN, Capitão de Fragata Alceu Kreniski Júnior, “a busca pela excelência tem sido a realidade da estação. No ano passado, fomos contemplados com o Troféu Destaque (Instrumento de 250 pontos) e, nesse ano, evoluímos para o Bronze nos 500 pontos. O propósito é continuar melhorando cada vez mais”, afirmou.

O Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAM), o Centro de Intendência da Marinha em Manaus (CeIMMa) e o 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3) foram premiados com o Troféu Destaque (Instrumento de 250 pontos); todos na modalidade Gestão Governamental.

Segundo o Comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão de Mar e Guerra Pedro Lima Silva Filho, “receber esse reconhecimento próximo ao aniversário de 150 anos de criação da nossa organização militar é muito importante para toda a tripulação”, destacou.

Participando pelo segundo ano consecutivo do PQA, o CeIMMa está comprometido com a Gestão por Excelência. “É uma oportunidade de crescer como organização e poder utilizar melhor os recursos públicos”, afirmou o Diretor, Capitão de Fragata, Intendente de Marinha (IM), Paulo Henrique Dias Veiga.

O EsqdHU-3 busca desenvolver uma gestão participativa com foco nos resultados e na qualidade de vida da tripulação. “Esse prêmio é o resultado de um trabalho árduo e extremamente profissional, envolvendo desde o comandante ao marinheiro mais moderno nessa vitória”, disse o Comandante do EsqdHU-3, Capitão de Corveta Maximiliano Pinheiro de Oliveira.

Na modalidade Processo, o Navio Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Amapá” foi contemplado com Troféu Prata e o Serviço de Sinalização Náutica (SSN-9) recebeu a placa de Menção Honrosa. O NPaFlu “Amapá”, que cumpre a desafiante missão de patrulhar os rios da Amazônia Ocidental, apresentou um processo no âmbito da melhoria em Gestão de Pessoas. “A tripulação do navio, formada por 45 militares, está mais motivada e trabalhando com mais eficiência”, concluiu o Comandante, Capitão de Corveta Maurício Câmara Teixeira. O Comandante do SSN-9, Capitão de Fragata Marcos Carvalho dos Santos, destacou a importância de ser finalista na premiação. “somos uma organização Militar nova e receber esse reconhecimento é uma forma de consolidar nossa atuação estratégica na região”.

Homenagem ao Vice-Almirante Hecht

Durante a programação do “Qualishow”, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e recebeu um troféu pelo irrestrito apoio ao Movimento da Qualidade na Amazônia. “Esse é o reconhecimento pelo trabalho que a Marinha realiza na região, de qualidade e voltado para a sociedade. As Forças Armadas sempre foram modelo no campo da ciência da administração, por conta de sua organização, disciplina, hierarquia e planejamento”, reconheceu o Presidente da FIEAM, Antonio Silva. Na ocasião, o Comandante Logístico do Exército, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, e o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, também foram homenageados pela FIEAM.

A busca pela Excelência da Gestão no Com9ºDN

Os resultados alcançados, no PQA 2017, são um reflexo da implantação do Programa Netuno e das novas práticas de gestão nas organizações subordinadas ao Com9ºDN. A participação das organizações militares no PQA foi incentivada e coordenada pela Assessoria de Gestão e Controle Interno do Com9ºDN, setor criado em junho de 2012. “Estamos muito orgulhosos por esta caminhada exitosa. Os resultados mostram à sociedade que a Marinha é uma organização preocupada com a melhoria contínua e com a entrega de serviços de qualidade ao país. Novos desafios virão e a Marinha está pronta para superá-los”, disse o Assessor de Gestão e Controle Interno, Capitão de Corveta Marco Antônio Santos.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>