Palestra do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD na Escola Superior de Guerra

Palestra do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD na Escola Superior de Guerra

No dia 26 de setembro de 2014, a conferência “A Guerra de Percepções”, ministrada pelo General de Exército Joaquim Silva e Luna, Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, na Escola Superior de Guerra (ESG), aos estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), abordou a questão da percepção da contemporaneidade, debatida atualmente nos círculos militares e da defesa.

Palestra do Secretario de Pessoal 1

Durante a exposição, o general, para elucidar o assunto, citou alguns fatos históricos, entre eles, o bombardeamento atômico das cidades de Hiroshima e Nagasaki, quando, após a vitória naquela pequena ilha do Pacifico, “supostos” heróis hastearam a bandeira e fizeram a célebre fotografia divulgada em todos os jornais do mundo. Segundo os relatos, essas pessoas não tinham nenhuma relação com o feito, mas acabaram se notabilizando pelo impacto que imagens causaram na opinião pública. Para o palestrante, naquele dia os Estados Unidos venceram a guerra.

Palestra do Secretario de Pessoal 2

O palestrante complementou sua exposição, explicando a importância da “Estratégia da Distorção”, expressão adotada em referência a um truque de imagem utilizado para transmitir uma mensagem em segundo plano, evidenciando-se, com este objetivo, algum detalhe para camuflar a intenção central. Para exemplificar, mostrou uma foto, em que se empregava este recurso técnico com a finalidade de desviar a atenção dos opositores.

Palestra do Secretario de Pessoal 3

No encerramento, o Coronel Aviador Marcel Gomes Moure, um dos 74 estagiários do CAEPE/2014, agradeceu em nome do Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Leal Ferreira.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *