Palestra do Secretário Geral do Ministério da Defesa na Escola Superior de Guerra

Palestra do Secretário Geral do Ministério da Defesa na Escola Superior de Guerra

O Secretário Geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, em palestra na Escola Superior de Guerra (ESG), no dia 10 de outubro de 2014, expôs, aos estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE/2014), a complexidade do sistema formado pelas Forças Armadas Brasileiras.

Palestra do Secretario 1

Segundo o Secretário, atualmente, a Pasta administra um efetivo composto por 725 mil militares, distribuído entre os da ativa, da reserva e pensionistas, além de 1265 organizações militares espalhadas pelo País, sendo 389 da Marinha, 654 do Exército e 222 da Aeronáutica.

Na oportunidade, Ari Matos Cardoso citou também alguns projetos a cargo do Ministério da Defesa, como o Rondon e o Soldado Cidadão. O primeiro é destinado à integração social, e conta com a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Em 10 anos da atividade já foram realizados 16.980 atendimentos básicos. E o segundo tem o objetivo de oferecer aos jovens brasileiros, incorporados às Forças Armadas, oportunidades de formação complementar que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho após deixarem o serviço militar. Como resultado, em 12 anos de existência, contabiliza-se a habilitação de 191.235 jovens.

Palestra do Secretario 2

O palestrante apresentou ainda o funcionamento do Ministério da Defesa e da Secretaria Geral, as leis que regulamentam sua criação, organogramas, missão, visão e valores da Instituição. E enfatizou o esforço realizado pela direção para elaborar um planejamento orçamentário que atenda às necessidades, dê continuidade aos projetos existentes, à manutenção e ao reaparelhamento das Forças Armadas em um horizonte estimado em 20 anos, com os poucos recursos destinados pelo governo central.

Ao concluir a conferência, o Secretário demonstrou a importância fundamental das Forças Armadas como instrumento de dissuasão e, principalmente, na busca de cooperação entre os países da América Latina. Após a palestra, o Coronel Médico (AER), Eduardo Serra Negra Camerini, agradeceu em nome do Comandante da ESG e entregou ao expositor um certificado que registra a sua participação na atividade docente da Escola.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *