Pandiá Calógeras abre III Encontro Brasileiro de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais

Brasília, 19/10/2016 – O diretor do Instituto Pandiá Calógeras, Demétrio Carneiro, participou na segunda-feira (17), da abertura do III Encontro Brasileiro de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (III EBERI), evento organizado pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF). A exposição teve como tema ações afirmativas para uma Política de Defesa Nacional.

Em sua fala, Carneiro destacou mudanças no ministério da Defesa em especial a reestruturação do Instituto Pandiá Calógeras, agora, Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras – IBED.

O diretor ainda assinalou, entre outras ações afirmativas, a retomada do processo que busca a criação da carreira de analista de Defesa, assim como de um Programa de Pós-Graduação em Economia da Defesa. Inicialmente, com cursos de mestrado profissionalizante voltado para os servidores do MD, mas com vagas para pesquisadores civis e militares do Brasil e de outros países da América do Sul, por meio de uma parceria entre o IBED e a Universidade de Brasília.

Durante a participação no evento, Demétrio Carneiro fez referência à realização de ações de ampliação do relacionamento entre o MD e o Congresso Nacional, assim como a execução de seminários em todo o país sobre temas de Estudos Estratégicos e assuntos conexos, em cooperação com entidades acadêmicas nacionais e do exterior, assim como com outros setores da sociedade civil, já a partir do fim deste ano.

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *