Pela 1ª vez, mulheres disputam modalidades em competição desportiva das escolas de formação de oficiais

A principal competição esportiva entre as escolas preparatórias de formação de oficiais das Forças Armadas – a NAE – conta, pela primeira vez de sua história, com a participação das alunas em provas como atletismo, natação e orientação. As alunas representam a força e a garra do sexo feminino e emocionaram os presentes, demonstrando superação em cada obstáculo.

Denominada “Torneio integração”, essa é a 50ª edição da NAE. Ela teve início dia 15 e prossegue até 21 de setembro, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas. Todos os atletas são alunos das escolas – o Colégio Naval (CN), a EsPCEx e a Escola Preparatória de Cadetes dos Ar (EPCAr) – e têm idades entre 17 e 22 anos.

Apesar da intensa preparação durante o ano, a competição acontece em um clima de camaradagem e lealdade. Estão sendo disputadas 11 modalidades esportivas. Além de esportes tradicionais como o futebol, o vôlei, o basquete, a natação, o judô, o atletismo e o xadrez, os atletas disputam outras provas mais comuns no meio militar como a esgrima, a orientação, o triatlo militar e o tiro esportivo. O objetivo da competição é desenvolver a integração entre os alunos das três Forças, estimular o gosto pelo esporte e cooperar com a formação do espírito de corpo.

A Comissão Desportiva Militar do Brasil, subordinada ao Ministério da Defesa, e representante do País junto ao Conselho Internacional de Desporto Militar, é o órgão responsável pela competição. A organização da NAE é atribuída, a cada ano, a uma das três escolas participantes. Neste ano, a responsabilidade cabe à EsPCEx.

 

Fotos: Eduardo Rodrigues, Lívia Caus e Cap Nascimento

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>