Pentatlo Militar: alinhamento de técnica e condicionamento físico

Pentatlo Militar: alinhamento de técnica e condicionamento físico

O Pentatlo Militar foi uma das cinco modalidades esportivas disputadas nos Jogos Desportivos do Exército, que, em 2015, foram realizados no Comando Militar do Planalto (Brasília/DF). O esporte consiste na realização de cinco provas, disputadas entre os dias 1º e 5 de julho, na seguinte ordem: tiro, pista de pentatlo militar, natação utilitária, lançamento de granada e corrida cross-country.

PENTATLO 1

É necessário muito treinamento, condicionamento físico, agilidade, técnica e dedicação ao desporto.”

Na prova de tiro, a classificação é obtida pelo somatório do tiro de precisão e do tiro de velocidade. Já na pista de pentatlo militar, em um percurso de 500 metros, os competidores devem superar 20 obstáculos, com diferentes técnicas e graus de dificuldade. A terceira prova é a pista de natação utilitária, em que o atleta, em uma piscina de 50 metros, precisa transpor quatro obstáculos padronizados no menor tempo possível. Continuando os desafios, o lançamento de granada consiste no lançamento do artefato em dois tipos de situação: o de precisão e em distância. A pontuação obtida nessas quatro provas define a ordem de largada da última prova, conhecida como cross-country, quando os atletas percorrem oito quilômetros em terreno irregular, também no menor tempo.

PENTATLO 2

Não é qualquer pessoa que consegue completar todos esses desafios, sendo necessário muito treinamento, condicionamento físico, agilidade, técnica e dedicação ao desporto. Por isso, o Pentatlo Militar é um esporte baseado no treinamento específico do militar combatente. De acordo com o Capitão Bastos, da Escola de Educação Física do Exército, “para cumprir bem as provas, os atletas possuem capacidades físicas que são primordiais, como potência muscular, resistência anaeróbica, precisão e velocidade. O atleta que consegue ter o conjunto dessas principais valências são os atletas que, geralmente, possuem os melhores desempenhos na prova”.

PENTATLO 3

O grande campeão de Pentatlo Militar nos Jogos Desportivos do Exército foi o Tenente Thiago Dias, do Comando Militar do Sul. De acordo com o atleta, “o mais importante foi a concentração nas provas técnicas, principalmente no tiro, que me deu uma boa vantagem. O percurso da corrida estava muito difícil. O importante é ficar concentrado para conseguir o máximo de esforço, que o resultado sai.”

PENTATLO 4

Já na modalidade por equipes, a do Comando Militar do Leste, que liderou durante toda a semana, confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *