Pesquisa com balões meteorológicos é realizada em parceria entre FAB e UFRJ

Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC), sediado na Ala 12, no Rio de Janeiro, realizou uma pesquisa com balões meteorológicos. O objetivo foi adquirir informações para estudo sobre as condições termodinâmicas e altura da camada limite atmosférica.

Alunos e Militares com o balão meteorológico

Alunos e Militares com o balão meteorológico

Com a participação de oito alunos, apoiados pelo Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e pelo Laboratório de Meteorologia Aplicada, ambos pertencentes à UFRJ, a pesquisa de campo foi feita de 11 a 14 de julho, sob coordenação do aluno Renan de Freitas Pimentel dos Anjos, estudante de Meteorologia. Por sua vez, o DTCEA-SC ficou responsável por operar e manter os equipamentos de auxílio à navegação aérea com o objetivo de proporcionar um voo seguro às aeronaves durante a realização da pesquisa.

A Universidade, em conjunto com a Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), dispõe de equipamentos remotos para o estudo de nevoeiros. Isso contribui para o bom entendimento das condições atmosféricas dentro de um nevoeiro, garantindo maior segurança para profissionais da aviação durante a navegação aérea.

Aluna lançando o balão meteorológico

Aluna lançando o balão meteorológico

O procedimento é realizado através de uma radiossonda, instrumento utilizado para detecção e registro de características atmosféricas, que é calibrada de acordo com os dados da Estação Meteorológica de Superfície e acoplada a um balão meteorológico. “Após prévia autorização da Torre de Controle, o aluno lançava o balão. O raio de influência da radiossonda possui um alcance de até 200 km para estudo”, explica o aluno Rodrigo Carvalho de Sousa, doutorando na Área de Sistemas Computacionais na Engenharia Civil da UFRJ.

Fotos: Sargento Albert Neubar Campos

(CECOMSAER/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>