Pesquisa Conjunta da ANEPE e ESG

A celebração do trabalho conjunto de pesquisa desenvolvido pela Escola Superior de Guerra (ESG) em parceria com a Academia Nacional de Estudos de Política e Estratégia (ANEPE), localizada em Santiago do Chile, foi realizada no dia 14 de novembro, no Auditório César Obino da ESG, no Campus Rio de Janeiro.

Pesquisa Conjunta da ANEPE e ESG 1Na abertura do evento, o Coronel Carlos Ojeda Bennett (PhD), pesquisador da ANEPE, expôs as conclusões de sua investigação sobre “Ameaças multidimensionais: uma realidade na América do Sul”. Em seguida, o Coronel Héctor Villagra Massera (MsC), também membro da Academia chilena, e o Capitão de Mar e Guerra Guilherme Sandoval Góes (PhD), representante da ESG, apresentaram à platéia o estudo elaborado por ambos, intitulado “O Posicionamento geopolítico do Brasil e do Chile na América do Sul”.

Pesquisa Conjunta da ANEPE e ESG 2Logo após as exposições, foi aberto aos participantes, um público diversificado, composto por acadêmicos, representantes da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), membros do Corpo Permanente da Escola, entre outros, um espaço para debates.

Pesquisa Conjunta da ANEPE e ESG 3

A atividade divulgada entre as duas Instituições de Ensino retratou uma experiência pioneira de integração entre as Escolas congêneres de Defesa da América do Sul, iniciativa do então Diretor do Centro de Estudos Estratégicos da ESG (CEE), o General de Brigada João Cesar Zambão da Silva – hoje Diretor do Núcleo de Estudo de Doutrina De Operações Conjuntas (NEDOC) – e levada a termo pelo atual Diretor do CEE, o General de Brigada José Eustáquio Nogueira Guimarães.

Pesquisa Conjunta da ANEPE e ESG 5Os resultados apresentados, na oportunidade, revelaram o grau de amadurecimento que os países sul-americanos vêm alcançando em termos de integração nesta área específica do conhecimento. E, dessa forma, espera-se que a experiência sirva de estímulo para que outras parcerias de mesma natureza prosperem e ultrapassem as fronteiras da América do Sul.

(ESG ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>