Presidente participa da entrega de boinas a 82 alunos do Colégio Militar de São Paulo

Presidente participa da entrega de boinas a 82 alunos do Colégio Militar de São Paulo

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, neste sábado (12), da formatura de entrega da boina aos alunos do Colégio Militar de São Paulo. São 81 estudantes do 6º ano e um do 7º ano que receberam a Boina Garança. Na solenidade, o Presidente entregou ao aluno Pedro Henrique da Silva as divisas de cabo aluno e a Boina Garança.

O estudante Lucas de Oliveira Faria fez a leitura do texto vencedor do concurso literário promovido em alusão à entrega da boina. “Um dia, quando era criança, sonhei com a Boina Garança. Desfilamos com coragem em um clima de camaradagem. Depois, com muita positividade, fizemos a continência com felicidade. Na hora da entrega da boina, fiquei ansioso, mas meu padrinho ficou orgulhoso. A boina era vermelha e tocava na minha orelha. Me senti grande como um elefante e elegante como um diamante. Queria estudar no Colégio Militar para o meu Brasil representar.”

Boina Garança

A entrega da boina é feita após o período de adaptação. Foi instituída por meio de portaria interministerial de 21 de janeiro de 1971 e significa a incorporação do novo aluno às tradições de honra e patriotismo cultivadas no Exército Brasileiro.

O Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo, coronel de Engenharia Maurício Máximo de Andrade, falou da importância dos alunos fazerem o juramento e receberem a boina. “Desse modo, agora vocês estão plenamente integrados ao nosso bandeirante Colégio Militar.”

O termo “garança” vem do francês “garancê”, que significa vermelho sendo a cor preferida dos uniformes militares escolares franceses da época napoleônica e uma das cores do Exército Brasileiro.

(PLANALTO/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *