Primeira Reunião de Adjuntos de Comando da 2ª Divisão de Exército

Primeira Reunião de Adjuntos de Comando da 2ª Divisão de Exército

São Paulo (SP)  Em fevereiro, ocorreu a 1ª Reunião de Adjuntos de Comando da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), momento histórico e pioneiro, pois nunca tinha sido realizado no nível Grande Comando. No evento foram apresentados os Adjuntos de Comando (Adj Cmdo) das Grandes Unidades subordinadas à Divisão. Na pauta da reunião, foram destacados diversos assuntos relativos às praças e diretrizes para o ano de 2018 em relação ao cargo.

O cargo de Adjunto de Comando (Adj Cmdo) faz parte do processo de transformação do Exército Brasileio (EB), principalmente para a valorização de seus Recursos Humanos (RH). Esta ferramenta traz consigo uma séria de prerrogativas e atribuições que garantem ao Adjunto de Comando atuar para a disseminação da Intenção do Comandante dentro da Unidade e trazer ao Comando, desta, os anseios, preocupações e necessidades da ponta da linha, garantindo, assim, um assessoramento importante para que sejam tomadas as decisões mais acertadas.

Durante a abertura do evento, o General de Divisão Eduardo Diniz, Comandante da 2ª Divisão de Exército, “Divisão Presidente Costa e Silva”, destacou a importância do cargo no processo de transformação do EB. Em suas palavras, destacou o assessoramento prestado e a função desempenhada, que preza pela união da força e para que ela seja melhor. Reforçou que o papel do Adj Cmdo é o de realizar um canal de comunicação, tirar dúvidas, esclarecer e solucionar mal entendidos. O Comandante frisou que “julga, entre as medidas de transformação do Exército, que essa foi uma das melhores, pois não exigiram recursos e colocou os melhores exemplos no lugar certo”.

As atividades da reunião foram conduzidas pelo Adjunto de Comando da 2ª DE, Subtenente Luis Felipe de Souza Salomão que destacou para os participantes que o Adj Cmdo são os olhos e ouvidos do Comandante inserido na tropa, e a voz da tropa que chega ao Comando e aos Comandantes. A atuação do Adj Cmdo resulta em: cumprimento da missão e ambiente positivo na Unidade, com uma interação saudável entre todos os integrantes. Citou também que para cumprir o tal objetivo o Adj Cmdo possui um norte a ser seguido, ou uma “tríade” a ser cumprida: Presença, Relevância, Humildade.

Após as apresentações dos ocupantes do cargo ao Comandante da 2ª DE, foram transmitidas informações, recomendações, ordens e orientações específicas aos participantes. Foi realizado um debate para trocar informações sobre ações positivas desencadeadas pelos respectivos Adjuntos de Comando em suas Organizações Militares. Já no encerramento, foram apresentadas as dificuldades encontradas no desempenho da função, lições aprendidas e oportunidades de melhoria.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *