Primeiro Serviço de Tráfego de Embarcações Brasileiro é homologado no Porto do Açu (RJ)

Primeiro Serviço de Tráfego de Embarcações Brasileiro é homologado no Porto do Açu (RJ)

A Diretoria de Hidrografia e Navegação concedeu à empresa Prumo Logística Global a licença de operação do Serviço de Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Service – VTS), no Porto do Açu (RJ).

PORTO 1
Instalações do Centro VTS do Porto do Açu

Como parte do processo de homologação, o Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego realizou, no período de 16 a 18 de novembro de 2015, uma visita técnica ao Centro de Controle do VTS, a fim de atestar a sua capacidade de fornecer o serviço de informações em conformidade com as Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Tráfego de Embarcações.

Durante a visita, a equipe do Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego considerou o Centro VTS do Porto do Açu apto para prestar o serviço aos usuários do terminal.

O VTS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização ativa do tráfego aquaviário, cujo propósito é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.

Atualmente, é notório o grande desenvolvimento do VTS em nível mundial e o incremento do número de portos internacionais que contam com esse auxílio à navegação. Esse cenário cria a necessidade do Brasil se adaptar a esta nova realidade, a fim de contribuir para o aumento da eficiência das atividades portuárias e para apoio das atividades de segurança no setor marítimo.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *