Prof. Edson Schettine de Aguiar – Amigo da Marinha – Fundador e Conselheiro da SOAMAR/RIO

Prof. Edson Schettine de Aguiar – Amigo da Marinha – Fundador e Conselheiro da SOAMAR/RIO

A SOAMAR/RIO participa o falecimento hoje 24/ago/2020 no Rio de Janeiro, de seu fundador e conselheiro, o estimado Prof. Edson Schettine de Aguiar, aos 85 anos, destacado professor universitário, advogado e relações públicas. Autor de livros e artigos em periódicos, muito colaborou na ADESG, SOAMAR, ROTARY e Folha Militar, entre outras entidades, lecionou na Universidade Gama Filho e Faculdades Helio Alonso, sendo um dos primeiros profissionais de Relações Publicas registrados no CONREP, tendo sido Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas. Foi diplomado pela ESG, CAEPE 1986, e era um vibrante antigo aluno do CPOR/RJ, Turma de Infantaria de 1955, chegando ao posto de Capitão R/2. Pelos seus elevados méritos recebeu a Medalha Amigo da Marinha, a Ordem do Mérito Naval, Medalha da Vitoria, Medalha Cordeiro de Farias da ESG, e outras importantes condecorações.

WhatsApp Image 2020-08-24 at 14.53.18

Prof Schettine usa da palavra em Reuniao da Diretoria da SOAMAR/RIO em 04/fev/20 no Salão de Honra do 1º. DN

Natural do Ceará, era filho do Patrão-Mor José Maria de Aguiar, nascido no Ceará em 1886, na localidade de Ipaguassu-Mirim, distrito da cidade de Massapê, nas proximidades de Sobral, de quem herdou acendrado patriotismo e o amor pela Marinha do Brasil. O Capitão-Tenente Patrão-Mor José Maria de Aguiar dedicou-se sempre com grande empenho a Marinha, com destacada atuação, tendo deixado um legado de méritos e realizações, após os mais de sessenta e dois anos de serviço, em sua profícua existência.

WhatsApp Image 2020-08-24 at 14.53.44

Prof Schettine e sua filha Dra Adriana de Aguiar com o entao Comandante da Marinha Alte Leal Ferreira, em 16/nov/18 durante Encontro Nacional da SOAMAR na EAMSC – Florianopolis

Sua Família instituiu em 1972 o Prêmio Patrão-Mor Aguiar com dois salários mínimos para a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, cuja biblioteca tem o seu nome e, no mesmo valor, para Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina, concedido ao melhor aluno do curso naquelas Escolas.

WhatsApp Image 2020-08-24 at 14.52.49

Prof Schettine e casal Ten Melchisedec Afonso de Carvalho e Carmen Gloria, na Casa Julieta de Serpa no Flamengo – RIO, por ocasiao do almoço com o Alte Cunha e Oficiais do 1º. DN

O já saudoso Professor Edson Schettine de Aguiar diligentemente orientou sua vida de educador a construir pontes: de conhecimento, de afeto e de respeito, em nome do entendimento, entre pessoas e grupos, no que foi muito bem sucedido, como bem o definiu sua filha, a ilustre Professora e também Amigo da Marinha Dra Adriana Cavalcanti de Aguiar, ilustre médica-pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.

WhatsApp Image 2020-08-24 at 14.51.40

Aos familiares e muitos amigos do estimado Prof. Schettine, a SOAMAR apresenta a expressão de sentidos pêsames, formulando votos de que a sua puríssima alma se incorpore à Corrente da Vida Eterna.

(Prof. Israel Blajberg /FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *