PROFESP E PROERD: uma parceria de sucesso em prol da cidadania

PROFESP E PROERD: uma parceria de sucesso em prol da cidadania

Um grupo de 60 alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do núcleo do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, recebeu, no dia 6 de dezembro, a certificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

A solenidade coroou o trabalho realizado pelo PROERD, junto às crianças do PROFESP, por meio de uma parceria entre o CLA e a Polícia Militar do Estado do Maranhão, visando à orientação de jovens e crianças para a tomada de boas decisões e para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

esta imagem não possui descrição

Na ocasião, foi realizada uma Formatura, com a entrega de certificados e medalhas de honra ao mérito, confirmando a efetiva participação do aluno. Além disso, houve a premiação das três melhores produções textuais, nas quais os alunos relatam sobre tudo o que aprenderam e sobre as perspectivas desse projeto para suas vidas. O ponto alto da solenidade foi o juramento da turma, reiterando o compromisso para que todos se mantenham longe das drogas e da violência.

A parceria do PROERD com o CLA foi firmada em 2017, para atender o Núcleo do PROFESP que ali funciona, composto, hoje, por 137 crianças e jovens. Desde então, policiais/instrutores estão no CLA uma vez por semana, durante um semestre no ano, ministrando palestras educativas, disponibilizando vídeos, realizando dinâmicas e propiciando experiências lúdicas, rodas de conversa, estudos dirigidos e produção textual, tudo direcionado a capacitar os estudantes a respeitar o próximo e a viver livre do abuso das drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

esta imagem não possui descrição

O PROFESP, de forma mais abrangente, promove o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes, oferecendo atividades esportivas e sócio-inclusivas, dentro de Organizações Militares, fortalecendo o compromisso do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, com a redução das desigualdades e com o desenvolvimento nacional, usando o poderoso instrumento da educação e do esporte.

Assim, PROERD e PROFESP trabalham pelo mesmo fim, que é a inclusão e o desenvolvimento da cidadania e, por que não dizer, o resgate de muitas vidas, uma vez que tira crianças e jovens de situações de risco e de vulnerabilidade social.

A união de dois Programas desse porte e com esse tipo de objetivo proporciona à sociedade um ganho imensurável no que diz respeito à formação de cidadãos de bem e no que tange o futuro dos jovens beneficiados.

esta imagem não possui descrição

Para o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, a necessidade da parceria se deu em virtude da grande incidência de jovens e crianças em contato com o mundo das drogas no município dentro do qual o núcleo está inserido, além da possibilidade de oferecer e de mostrar, de uma maneira concreta, os maus causados pelo acesso às drogas e potencializar a proposta do PROFESP em reforçar valores de convivência, responsabilidade, disciplina, respeito, boas condutas e decisões assertivas, entre outros.

“A combinação de projetos e a integração dos esforços, no objetivo de melhorar a realidade das nossas crianças, possibilitou a parceria entre diversos agentes do Estado Brasileiro. O CLA sente-se honrado por saber que está transformando o entorno estratégico de Alcântara e contribuindo com o Programa Espacial Brasileiro”, disse o diretor.

Com informação e fotos do DDM (Departamento do Desporto Militar)

(MD ASCOM/FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *