Professor da USP dá aula inaugural de mestrado

No dia 4 de março, a Escola Superior de Guerra recebeu o Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP), Wanderley Costa, Doutor em Geografia Humana, que proferiu a aula inaugural para os estagiários do Curso de Mestrado em Segurança Internacional e Defesa de 2020.

Durante sua apresentação, o professor proporcionou uma viagem pela história da geografia política, citou estudiosos que são referências e tratou das principais abordagens teóricas da área. Em seguida, fez algumas recomendações para os estagiários sobre quais caminhos seguir e erros mais comuns no estudo de geopolítica.

Wanderley Costa é professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui Graduação em Geografia, Mestrado em Geografia Humana e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. É Livre-Docente em Geografia Política junto ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ainda é especialista em Geografia Política, Relações Internacionais, Meio Ambiente e Amazônia. Atualmente é Vice-Presidente da ABED – Associação Brasileira de Estudos de Defesa.

O curso

Ao oferecer o Mestrado Acadêmico fundamentado em conhecimento eminentemente interdisciplinar de estudos teóricos e aplicados, acerca da Segurança Internacional e da Defesa, o PPGSID visa ao preparo de quadros civis e militares que ampliem a densidade de capital humano especializado na área.

Nesse contexto, pretende-se também contribuir para a análise de temas de interesse do MD e dos demais órgãos responsáveis pela formulação e condução de políticas públicas relacionadas com a Defesa Nacional.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>