Professores e coordenação do Projeto Rondon iniciam preparação para a Operação Tocantins em 2017

Professores e coordenação do Projeto Rondon iniciam preparação para a Operação Tocantins em 2017

Brasília, 21/10/2016 – Professores rondonistas, representantes do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro e autoridades municipais se reuniram esta semana em Palmas (TO), no 22º Batalhão de Infantaria, para discutir a preparação da próxima operação do Projeto Rondon, que será realizada em janeiro de 2017 em 16 cidades do estado do Tocantins. Durante o encontro, os coordenadores também conheceram as instalações da unidade militar que servirá de base para os universitários e professores que participarão da Operação Tocantins.

A  Operação Tocantins será realizada de será realizada de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017
A Operação Tocantins será realizada de será realizada de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017

O coronel Fortes, gerente do Projeto Rondon, ressaltou que as ações a serem realizadas são uma maneira de trazer fomento à geração de renda, bem como o desenvolvimento da saúde, da educação e de práticas sustentáveis, com o objetivo de deixar aos municípios multiplicadores dessas mesmas ações, gerando assim um desenvolvimento contínuo.

Na reunião, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esporte do Tocantins, Wanessa Zavarese Sechim, reforçou a relação íntima entre educação e o Projeto Rondon e disse contar com a ajuda dos professores para a melhora da qualidade de vida da população. “Iremos receber mais de 30 universidades no mês de janeiro, e queremos muito contar com a capacidade técnica de vocês para nos ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas desses 16 municípios tocantinenses”, afirmou a secretária Wanessa.

Nesta primeira visita, os professores também percorreram as cidades, conversando com os prefeitos, secretários e lideranças, com o objetivo de levantar as necessidades locais de cada município. Participarão da Operação Tocantins as cidades de Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Presidente Kennedy e Silvanópolis. A Operação Tocantins será realizada de será realizada de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017.

Cada município receberá em janeiro do ano que vem 20 voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES). A intenção é fazer com que, desde o primeiro momento, as equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.

Projeto Rondon

O Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa desde 2005, é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior e governos estaduais e municipais, visa desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente, aquelas relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública.

O Projeto busca ainda consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Foto: Sgto Roger Trindade Pereira/EB
(MD ASCOM / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *