Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, realiza nova entrega de equipamentos em Rondônia

O Programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, realizou a entrega de 321 máquinas que serão utilizadas pelo setor produtivo. Esses equipamentos irão beneficiar mais de 267.000 pessoas, em 91.437 estabelecimentos agropecuários.

Máquinas e implementos prontos para distribuição entre as prefeituras de ROMáquinas e implementos prontos para distribuição entre as prefeituras de RO

Inicialmente, foram firmados 11 Termos de Compromisso (TC) entre o PCN e o Governo de Rondônia, para o aporte de 1.553 máquinas e equipamentos, no valor total de R$ 150 milhões. Com a realização dos processos licitatórios, foi gerada uma economia que possibilitou a aquisição desses novos equipamentos. Além dos que foram distribuídos às prefeituras, outros estão em fase conclusiva de obtenção.

A cerimônia de entrega, realizada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, contou com as presenças do Governador Marcos Rocha, do Diretor do DPCN Gen Div R1 Ubiratan Poty, do Coordenador da Bancada Federal de Rondônia, Deputado Lúcio Mosquini, dos Prefeitos Municipais, de servidores públicos e populares.

Máquinas e implementos prontos para distribuição entre as prefeituras de ROMáquinas e implementos prontos para distribuição entre as prefeituras de RO

PROGRAMA CALHA NORTE (PCN)

O PCN foi criado em 1985, com a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, da Integridade Territorial e para a promoção do desenvolvimento, na sua área de atuação, visando aumentar a presença do Poder Público e a Defesa Nacional, proporcionando assistência às suas populações e fixando o homem na sua região.

No cumprimento da sua missão, possui como objetivos estratégicos a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico; a promoção do desenvolvimento sustentável da região e da cidadania da população local; a defesa nacional, com ênfase na faixa de fronteira; a ocupação dos vazios estratégicos e melhoria do padrão de vida das populações; o desenvolvimento econômico dos Estados e Municípios, com geração de emprego e de renda; o fortalecimento da cadeia produtiva; e a assistência às populações locais.

Atualmente, o Programa abrange 393 municípios, distribuídos em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Matogrosso, Matogrosso dos Sul, Pará, Rondônia e Roraima, estando vinculado ao Ministério da Defesa desde junho de 1999. Ao todo, são mais de 15,5 milhões de brasileiros beneficiados, incluindo 85% da população indígena brasileira, em uma área que corresponde a 44,23% do território nacional e 99% da extensão das terras indígenas.

Com informações do Programa Calha Norte

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>