Programa Forças no Esporte realiza Reunião Gerencial 2018

Programa Forças no Esporte realiza Reunião Gerencial 2018

Brasília, 19/03/2018 – O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), realizou, nesta segunda-feira (19), em parceria com o Ministério do Esporte (ME) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a abertura da Reunião Gerencial Anual do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (Profesp). Até amanhã, cerca de 200 comandantes de organizações militares estarão reunidos, no Teatro Pedro Calmon, na capital federal, com os representantes desses ministérios e outros parceiros a fim de realizarem um intercâmbio de iniciativas e promover o fortalecimento do Programa.

A abertura da reunião contou com um coro de 500 crianças entoando o Hino Nacional. Estes jovens integram o Profesp coordenado pelo Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exercito Brasileiro (CCOMGEX), em Brasília.

O secretário da SEPESD, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento para motivar os comandantes e parceiros da iniciativa. Ele disse ainda que o evento servirá para realizar ajustes nos recursos que custeiam a alimentação de crianças e jovens. “Os recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social devem ser aplicados 100% na agricultura familiar, afirmou.

Em seu discurso, o brigadeiro Machado destacou a importância do Profesp para a formação da cidadania de crianças e jovens e falou sobre a necessidade de voluntários. “Tenho certeza da quantidade enorme de pessoas que teriam disponibilidade para trabalhar um ou dois dias junto a essas crianças. Temos carência de professores de Educação Física, Português e Matemática e também de monitores”, enfatizou.

O diretor do Departamento de Desporto Militar e presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, almirante Paulo Martino Zuccaro, ressaltou que mesmo diante de um quadro de restrições orçamentárias, o Forças no Esporte conseguiu prosperar nos últimos anos em função do apoio recebido. “A grandeza do Profesp não é uma exclusividade do Ministério da Defesa ou das Forças Armadas, mas sim a conjugação pelo esforço de muitos parceiros”, disse.

Em nome do ministro do Desenvolvimento Social, o assessor especial da pasta, André Luiz Alves Barcellos, salientou que a iniciativa é responsável pela mudança positiva na vida de crianças e jovens e agradeceu a parceria. “Nossa gratidão, apreço e alegria de trabalharmos juntos no Profesp, que se revela uma política exitosa, tanto do ponto de vista de articulação interinstitucional, como pelos resultados que produz”.

Titulares de Organizações Militares e componentes do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte durante a cerimônia

Em seguida, a secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, Suzana Gois de Araújo, comentou sobre a necessidade de realizar o encontro. “A capacitação é o pré-requisito para que o programa realmente se fortaleça e esteja capacitado para desenvolver melhores atividades com nossas crianças”, disse.

O projeto Forças no Esporte oferece, no contra turno escolar, em organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, atividades culturais, esportivas e de reforço escolar. Presente em todos os estados, atualmente mais de 24 mil crianças e jovens são beneficiadas pelo Profesp. Este ano, como parte da medida de um pacote social, foram iniciadas atividades nas áreas de atuação das operações de Garantia da Lei e da Ordem, no Rio de Janeiro. Cerca de três mil crianças já estão participando de atividades em unidades militares das Forças Armadas.

Também participaram da reunião o comandante de Operações Terrestres, general Paulo Humberto Cesar de Oliveira, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério Dorneles da Rocha, o assessor especial de Planejamento, do Ministério da Defesa, general Fernando José Soares da Cunha Matos, entre outras autoridades civis e militares.

Fotos: Alexandre Manfrim

(MDASCOM/FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *