Projeções para o cenário pós-pandemia são debatidas no II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

O Professor Doutor Gustavo Alberto Trompowsky Heck proferiu uma palestra durante o II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na última terça-feira, 16 de junho. O evento é realizado em parceria pela Escola Superior de Guerra (ESG) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e acontece 100% on-line, através de videoconferência, conforme as determinações das autoridades de saúde.

Com o tema “As Relações Internacionais Pós COVID-19 e os Reflexos para o Brasil”, o Professor, que faz parte do quadro docente da ESG, elencou alguns pontos fortes do país que representam oportunidades para seu desenvolvimento no cenário pós-pandemia. Entre eles estão as reservas minerais de alto valor estratégico e também de água potável, a biodiversidade, a força do agronegócio nacional, a dimensão do parque industrial brasileiro e as oportunidades para exploração do turismo.

Em sua apresentação, o Professor Heck abordou o que são as relações internacionais e relembrou o acontecimento de outras pandemias e epidemias ao longo da história. “Se nós fizermos uma análise da cena geoestratégica no mundo pré-COVID-19, vamos ver que não era um mundo completamente regulado. A globalização gerou muitas desigualdades e, consequentemente, enormes conflitos. A guerra comercial entre China e EUA já era presente”, afirmou.

O Professor também traçou quais seriam os prováveis pilares de uma nova ordem mundial nesse pós-pandemia: a manutenção da polarização China x EUA, com nações a suprir as demandas desses dois países; a possibilidade de uma Guerra Fria Tecnológica; uma enorme demanda por energia, água e alimentos; uma retração inevitável na economia; um quadro forte de nacionalismo; o crescimento da pobreza e da desigualdade, com questões sociais latentes; e a projeção de queda dos PIBs de diversos países.

Por fim, ele reforçou a relevância da Defesa Nacional. “Nós temos que ter uma visão de Defesa. A sociedade brasileira ainda não está consciente da importância do setor. Ele não está só preso ao poder militar. Ele é feito de todos os segmentos da sociedade: indústrias, serviço, educação. Olavo Bilac disse que a Defesa é tudo, é a sociedade como um todo”, observou.

Os participantes também puderam fazer perguntas ao Professor Doutor Heck ao final de sua exposição. A palestra foi acompanhada pelo Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, e pelo Diretor do Ciclo de Estudos e do Campus Rio da ESG, General de Brigada Marco Antonio Martin da Silva.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>