Projeto “Barcas do Saber” é lançado na Amazônia

Estimular a prática pela leitura é um dos atrativos do Projeto “Barcas do Saber”, realizado em parceria com a Marinha do Brasil e a Rede Cascol de Combustíveis, que incentiva a revitalização de bibliotecas, por meio do Projeto “Biblioteca Casa do Saber”.

projeto barcas

Um acervo de 3.300 livros estarão disponíveis às comunidades ribeirinhas da Amazônia em cinco barcas distribuídas nos quatro Navios de Assistência Hospitalar (NasH) que a Marinha possui na Amazônia. Os títulos dos livros são voltados à literatura infanto-juvenil e adulta, culinária, educação para a saúde, artesanato, meio ambiente e curiosidades em geral.

O lançamento do projeto aconteceu no município de Careiro da Várzea, no Amazonas, no dia 27 de maio, e contou com a presença do Comandante do 9° Distrito Naval (Com9°DN), Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira; da Diretora Departamental das Voluntárias “Cisne Branco”(VCB), Sra. Sheila Royo Soares de Moura; da apoiadora e incentivadora do projeto, Prof.ª Ana Beatriz Goldstein; e da Coordenadora de Projetos das VCB – Seccional Manaus, Sra. Sárvia Blum, entre outros convidados.

Artistas do Serviço Social da Indústria (SESI) desenvolveram atividades lúdicas direcionadas às crianças de Careiro da Várzea.

O Projeto “Bibliotecas Casa do Saber”, criado há sete anos, nasceu a partir da ideia de um grupo de funcionários da Rede Cascol e da solidariedade da população brasiliense em tornar a leitura mais acessível em locais afastados e de maior carência de bibliotecas.

A parceria com a Marinha iniciou em 2007, quando foi montada uma biblioteca no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília. Em seguida, houve a inauguração de mais três bibliotecas na Vila Naval Visconde de Inhaúma (VINAVI), na Estação Rádio de Brasília, e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB). Anualmente, são feitas visitas nas quatro unidades para substituição de acervo, de manutenção e reposição de mobiliário.

Atualmente, o projeto da Rede Cascol contemplou a Marinha com uma biblioteca no Comando do 1º Distrito Naval no Rio de Janeiro, uma no Navio Polar Almirante Maximiano ( H-41) e, agora, através do Projeto “Barcas do Saber”, no Com 9°DN, em Manaus.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>