Projeto Idade Madura realiza visita cultural à Ilha das Flores

Cerca de 30 idosos do Projeto Idade Madura (PIM) do Serviço de Assistência Social da Marinha, em parceria com o Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro (DSS/AMN) e o Comando da Tropa de Reforço, realizaram uma visita guiada ao Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, com o propósito de dar continuidade às atividades culturais desenvolvidas durante o ano, que estimulam a memória a partir dos conhecimentos históricos.

Integrantes do PIM visitam a Ilha das Flores

Integrantes do PIM visitam a Ilha das Flores

Recém-inaugurado pela Marinha, o Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores ocupa a primeira hospedaria de imigrantes do Brasil, fundada em 1879. O Terceiro-Sargento (RM1-FN-IF) Veríssimo Jorge trabalhou na Ilha das Flores na década de 60 e contou sobre a sua experiência: “Cheguei para servir aqui como Fuzileiro e havia, ainda, os últimos imigrantes. Com o passar do tempo ficou só a área militar. Vivi muitas experiências aqui”, disse emocionado.

Após a visitação, os idosos participaram de uma atividade de capoeira com o professor e Segundo-Sargento (PL) Marcos Vinicius Mesquita, contemplando, assim, um momento de integração na área recreativa esportiva e social de São Gonçalo.

Os idosos se exercitaram em uma atividade de capoeira

Os idosos se exercitaram em uma atividade de capoeira

O PIM é oferecido a militares da reserva remunerada ou reformados, servidores civis inativos, respectivos cônjuges e pensionistas, residentes na cidade do Rio de Janeiro e adjacências.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>