Projeto Rondon ganha Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Projeto Rondon ganha Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Brasília, 06/10/2016 – A Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados escolheu na quarta-feira (05), em Brasília, em Reunião Ordinária Deliberativa, o Projeto Rondon para ser um dos três agraciados com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2016. O Prêmio contempla pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereçam destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.

o Projeto Rondon soma esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias para contribuir com o desenvolvimento local sustentável
o Projeto Rondon soma esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias para contribuir com o desenvolvimento local sustentável

A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pela Comissão de Educação, que considera critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas. O nome do prêmio é uma homenagem ao antropólogo, romancista e político mineiro Darcy Ribeiro, um dos principais intelectuais brasileiros e fundador da Universidade de Brasília.

Neste ano, foram indicadas 32 personalidades e instituições. A indicação do Projeto Rondon foi apresentada pelos deputados Pedro Fernandes (PTB/MA) e Alex Canziani –(PTB/PR). Também foram agraciados o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e o professor João Batista Araújo e Oliveira. “Precisamos reconhecer este grande Projeto, elevando-o ao patamar de grande Projeto Social, que leva desenvolvimento para as comunidades mais carentes do nosso país”, ressaltou o deputado Pedro Fernandes.

Já foram agraciados com o prêmio instituições como Rede Globo Amigos da Escola – Todos pela Educação, Instituto Airton Senna e Instituto Guga Kuerten. A entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação será realizada no salão nobre da Câmara dos Deputados no dia 22 de novembro.

O Projeto

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa desde 2005, é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior e Governos Estaduais e Municipais, visa desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Foto: Tereza Sobreira/MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *