Projeto Rondon inicia operação no Rio Grande do Norte

Brasília, 07/07/2016 - A Operação “Forte dos Reis Magos”, do Projeto Rondon, terá início neste sábado (09), no Rio Grande do Norte.  A cerimônia de abertura acontecerá, às 10h30, na Escola de Governo, em Natal. Realizada pelo Ministério da Defesa e a Coordenação-Geral do programa, a iniciativa conta com o apoio do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada e a participação de 21 Instituições de Ensino Superior (IES) oriundas de diversos estados do país.

Desde 2005, o Projeto Rondon já beneficiou cerca de 2 milhões de pessoas em 1106 municípios brasileiros

Desde 2005, o Projeto Rondon já beneficiou cerca de 2 milhões de pessoas em 1106 municípios brasileiros

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES), soma esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias para contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

No período de 8 a 24 de julho de 2016, a Operação Forte dos Reis Magos contemplará os  municípios de Acari, João Câmara, Montanhas, Pedro Velho, Riachuelo, Rio do Fogo, São Miguel Gostoso, Serra Negra do Norte, Santana do Matos e São José de Mipibu; e terá como Centro Regional a cidade de Natal.

Cerca de 210 estudantes e professores universitários trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes. Cada município receberá, por 12 dias, duas instituições com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por equipe. Esses grupos irão trabalhar com oficinas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.
Dentre as IES selecionadas, uma delas ficará por conta de divulgar as atividades desenvolvidas pelas demais, dando maior visibilidade e destaque às ações sociais realizadas pelos rondonistas, além de propagar o Projeto Rondon como ferramenta de integração nacional. Essa equipe percorrerá os dez municípios participantes da Operação.

Oficina de fotografia ministrada por estudantes universitários a crianças

Oficina de fotografia ministrada por estudantes universitários a crianças

O nome da Operação homenageia o mais antigo e importante monumento histórico de Natal, o Forte dos Reis Magos, que representa um marco na história das fortificações da orla marítima do Brasil. É uma das mais importantes, belas e sugestivas; e a mais bem edificada no litoral brasileiro, cuja construção teve início ainda no século XVI. É ainda o marco de fundação da cidade de Natal.

História

A primeira operação do Projeto Rondon, denominada “Operação Zero”, contou com um grupo de 30 estudantes e dois professores. Em 11 de julho de 1967, eles embarcaram do Rio de Janeiro para Rondônia onde permaneceram por 28 dias e realizaram ações de levantamento, pesquisa e assistência médica, beneficiando as comunidades carentes.

Desde a sua retomada, em 2005, após interrupção dos trabalhos em 1989, o Projeto Rondon realizou 73 operações, em 1106 municípios de 23 estados, envolvendo 2095 Instituições de Ensino Superior e 21 mil universitários e professores, atingindo com suas ações multiplicadoras centenas de milhares de pessoas.

Fotos: Tereza Sobreira/ MD

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>