Projeto Rondon

Projeto Rondon

O Projeto Rondon – uma homenagem ao lendário marechal que desbravou o território nacional no início do século XX – é uma iniciativa que estimula a participação de estudantes universitários no processo de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cidadania em municípios isolados e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Projeto Rondon 1

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o projeto foi criado em 1967, como resultado de uma pesquisa sociológica desenvolvida pela Universidade do então Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Funcionando até 1989, e retomado a partir de 2005, o Projeto Rondon beneficia os municípios selecionados com o envio de professores e alunos universitá­rios de diferentes áreas do conhecimento. Junto com as lideranças locais, os “rondonistas” atuam na melhoria da qualidade de vida das comunidades e também no aumento da eficiência da administração municipal.

Projeto Rondon 2Poderosa ferramenta de transformação e conscientização social, tanto dos universitários quanto das comunidades beneficiadas, o Projeto Rondon prioriza a formação de multiplicadores entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais. Com isso, permite que as ações tenham efeitos duradouros, favorecendo no longo prazo a população, a economia, o meio ambiente e a administração locais.

Em função de sua grande cobertura territorial, o Rondon tem nas Forças Armadas um parceiro indispensável no apoio logístico. Os grandes deslocamentos são feitos em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Os deslocamentos flu­viais são proporcionados pela Marinha do Brasil. A concentração, o alojamento, a alimentação, o transporte local, bem como a segurança das equipes, são proporcionados pelas unidades do Exército Brasileiro sediadas nas áreas de operações.

Desde sua retomada, em 2005, o Projeto Rondon já atendeu a cerca de 830 municípios, contando com a participação de quase 14 mil professores e estudantes universitários.

PARA SABER MAIS:

http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *