Projeto Soldado Cidadão beneficia militares em Alcântara (MA)

Projeto Soldado Cidadão beneficia militares em Alcântara (MA)

80 jovens serão beneficiados em iniciativas de qualificação profissional

Nesta segunda-feira (22/9) foi iniciado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) o Projeto Soldado Cidadão do ano de 2014. Neste ano 80 soldados, tanto em início quanto em término de serviço ativo, participam dos cursos oferecidos gratuitamente por meio de parceria firmada com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI) do Maranhão. O projeto tem como principal objetivo qualificar social e profissionalmente os soldados permitindo enfrentarem o atual mercado de trabalho ao término do tempo de serviço militar.

Projeto Soldado CidadAo beneficia militares 1

Durante a abertura do projeto, o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA, enfatizou a necessidade constante de estudo e qualificação profissional exigida pelo mercado de trabalho atualmente. Para o Coronel Demétrio, o Projeto Soldado Cidadão é uma ferramenta de inclusão social e oferece uma porta de abertura a novas oportunidades na carreira para aqueles que se dedicam e valorizam o conhecimento.

Projeto Soldado CidadAo beneficia militares 3

Neste ano, os soldados do CLA realizam quatro cursos: Eletricista e Instalador Predial, Mecânico de Motor a Diesel, Montagem e Manutenção de Computadores e Mecânico de Motocicleta em carga horária que variam de 160 a 200 horas, conforme o curso. “Os militares inseridos no projeto encontram uma oportunidade única de se aperfeiçoarem profissionalmente tendo em vista que Alcântara não possui muitas opções de cursos de capacitação técnico-profissional. Nesse sentido, eles acabam se diferenciando e conseguem melhores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho ao deixarem à Força Aérea”, afirma a 2º Tenente Assistente Social Joana Darc de Oliveira, gestora do Projeto Soldado Cidadão no CLA.

Projeto Soldado CidadAo beneficia militares 2

Em mais de 10 anos, o Projeto Soldado Cidadão já ajudou a qualificar 165 mil militares em todo Brasil para o mercado de trabalho no âmbito das três Forças Armadas. Todos os cursos são gratuitos e ministrados em parceria com instituições do Sistema S (como o SENAI e SENAC) e outras entidades de ensino profissional e técnico.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *