Projeto Soldado Cidadão capacita jovens durante período do serviço militar

A três meses do fim do ano, cerca de quatro mil pessoas concluíram cursos por meio do Projeto Soldado Cidadão, iniciativa do Ministério da Defesa (MD), voltado a jovens que prestam o serviço militar. Neste ano, a previsão é formar em torno de cinco mil pessoas nas mais diversas áreas.

O Projeto Soldado Cidadão oferece capacitação aos recrutas em áreas como telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, informática, vigilância, pintura e saúde. Os cursos são definidos em conformidade com a demanda do mercado de trabalho regional. Cerca de 60% dos jovens capacitados pela iniciativa conseguem emprego ao deixarem as Forças Armadas.

esta imagem não possui descrição

O Cabo Diego Brito Pereira serve na Base Administrativa do Quartel-General do Exército, em Brasília. Ele fez o curso para obter a carteira nacional de habilitação, na categoria D, modalidade que permite conduzir veículos de transporte coletivo de passageiros. Após o término da capacitação, Diego relata ter boas expectativas para conseguir um emprego quando deixar o quartel, no fim deste ano. “O curso me passou conhecimento que eu posso usar fora do quartel. Então me ajuda tanto dentro da Força quanto fora”, declarou.

A capacitação inclui ainda noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania. O coordenador do Projeto Soldado Cidadão no MD, Coronel Gustavo Gomes, detalha como ocorre a capacitação. “Os cursos são realizados em escolas profissionalizantes, principalmente entidades ligadas ao sistema “S”, Senai, Senac, Senar ou dentro de organizações militares. Todas as qualificações são reconhecidas pelo Ministério da Educação e possuem carga horária mínima de 160 horas” esclareceu o Coronel.

O Cabo Fagner de Sousa Fonseca mora na Cidade Ocidental, cidade goiana localizada a 39 quilômetros de Brasília. Lotado também na Base Administrativa do Quartel-General do Exército, em Brasília, ele relata que o curso de eletricista de automóveis despertou o interesse pela área automotiva.  “O curso tem um conteúdo muito abrangente na parte elétrica de automóveis e me motivou a fazer outras especializações na área automotiva”, comentou.

O Projeto está presente em todos os municípios brasileiros que possuem organizações militares. Desde 2004, ano de início do Soldado Cidadão, mais de 240 mil jovens foram beneficiados com os cursos ofertados pelo Projeto.

Por Lane Barreto

Foto: Arquivo MD

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>