Raul Jungmann fala a estagiários da ESG

Raul Jungmann, Ex-Ministro da Defesa, realizou uma conferência  para os estagiários do Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia (CAEPE) e Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) da Escola Superior de Guerra (ESG) no dia 19/06.

Com o tema “Segurança Pública e Defesa”, ele abordou questões cotidianas que têm efeito direto sobre os gastos com sistemas de defesa e segurança, em especial a taxa de ocupação das cadeias brasileiras.

De acordo com o conferencista, o custo econômico da criminalidade é de R$ 270 bilhões para o país. Ele sublinhou a situação da superlotação carcerária e suas consequências sociais e econômicas: “Temos a terceira maior população prisional do mundo, com 726 mil presos. As cadeias têm uma taxa de ocupação de 197%, ou seja, nosso déficit de vagas é igual à oferta. Isso é absolutamente insustentável. Estamos diante de uma falência de um sistema do Estado”.

Ao fim de sua fala, Jungmann ressaltou os riscos no ambiente virtual – especialmente as fake news – que constituem uma forte ameaça à democracia.  “As redes sociais não têm um centro nem uma hierarquia”, afirmou.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>