Brasília (DF) – O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta tarde, onde foi sancionado pelo Presidente da República, Michel Temer, o Projeto de Lei Complementar147/2017, que reestrutura os Corpos e Quadros de Oficiais e de Praças da Marinha. Entre as mudanças, em especial a possibilidade das mulheres exercerem funções operativas, embarcadas em navios ou na tropa de Fuzileiros Navais.

Após a assinatura da sanção, o Presidente Temer, ao falar para autoridades, parlamentares e militares, ressaltou o avanço que o ato representa e cumprimentou a Marinha. “Nessa conjugação entre homens e mulheres na Marinha, nós do governo praticamos mais um ato compatível com texto constitucional, mas especialmente compatível com as aspirações da Marinha brasileira e das mulheres do Brasil”, disse.
O Ministro da Defesa, Raul Jungmam, considerou importante a abertura de novas oportunidades às mulheres dentro da Marinha, no mesmo processo que vem acontecendo com as demais Forças. “É importantíssima a luta das mulheres pela igualdade. Mas é muito importante para todos nós e para toda a sociedade, por isso que eu parabenizo a Marinha”, afirmou o ministro.
“Registramos hoje um importante marco na história da participação das mulheres nas atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil”, disse o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que fez uma menção especial à Bancada Feminina no Congresso, saudando as deputadas Soraya Santos e Bruna Furlan, relatoras do projeto.
Ele lembrou ainda que Marinha contou com a experiência da mulher brasileira por 37 anos, fato que indicou a importância do aproveitamento das novas oportunidades que a Sanção traz. “Este ano, formaram-se na Escola Naval a primeira turma de guardas-marinha, do Corpo de Intendentes. A partir de 2023, serão formadas as primeiras turmas de mulheres do Corpo da Armada e de Fuzileiros Navais”, anunciou o almirante Leal Ferreira.
Compareceu à cerimônia a almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, nomeada em 2012, primeira oficial da Marinha a chegar ao posto mais alto da carreira. Nas palavras do almirante Leal Ferreira, o convívio com as mulheres no ambiente de trabalho formou um relacionamento interpessoal na Força, “trazendo mais humanidade, melhor comportamento e serenidade, mantendo e aumentando a hierarquia e disciplina”.
Foto: SECOM/PR
(MD ASCOM/FM)