Raul Jungmann participa de Cerimônia de Sanção do PLC 147

Brasília (DF) – O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta tarde, onde foi sancionado pelo Presidente da República, Michel Temer, o Projeto de Lei Complementar147/2017, que reestrutura os Corpos e Quadros de Oficiais e de Praças da Marinha. Entre as mudanças, em especial a possibilidade das mulheres exercerem funções operativas, embarcadas em navios ou na tropa de Fuzileiros Navais.

Raul Jungmann participou de cerimônia de Sanção do PLC 147 ao lado do Comandante da Marinha e da deputada Soraya Santos

Após a assinatura da sanção, o Presidente Temer, ao falar para autoridades, parlamentares e militares, ressaltou o avanço que o ato representa e cumprimentou a Marinha. “Nessa conjugação entre homens e mulheres na Marinha, nós do governo praticamos mais um ato compatível com texto constitucional, mas especialmente compatível com as aspirações da Marinha brasileira e das mulheres do Brasil”, disse.

O Ministro da Defesa, Raul Jungmam, considerou importante a abertura de novas oportunidades às mulheres dentro da Marinha, no mesmo processo que vem acontecendo com as demais Forças. “É importantíssima a luta das mulheres pela igualdade. Mas é muito importante para todos nós e para toda a sociedade, por isso que eu parabenizo a Marinha”, afirmou o ministro.

“Registramos hoje um importante marco na história da participação das mulheres nas atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil”, disse o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que fez uma menção especial à Bancada Feminina no Congresso, saudando as deputadas Soraya Santos e Bruna Furlan,  relatoras do projeto.

Ele lembrou ainda que Marinha contou com a experiência da mulher brasileira por 37 anos, fato que indicou a importância do aproveitamento das novas oportunidades que a Sanção traz. “Este ano, formaram-se na Escola Naval a primeira turma de guardas-marinha, do Corpo de Intendentes. A partir de 2023, serão formadas as primeiras turmas de mulheres do Corpo da Armada e de Fuzileiros Navais”, anunciou o almirante Leal Ferreira.

Compareceu à cerimônia a almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, nomeada em 2012, primeira oficial da Marinha a chegar ao posto mais alto da carreira. Nas palavras do almirante Leal Ferreira, o convívio com as mulheres no ambiente de trabalho formou um relacionamento interpessoal na Força, “trazendo mais humanidade, melhor comportamento e serenidade, mantendo e aumentando a hierarquia e disciplina”.

Foto: SECOM/PR

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>