Reabertura do Espaço Cultural Duque de Caxias

Três Corações (MG) – O Espaço Cultural Duque de Caxias foi criado em 2004, pelo General de Brigada José de Oliveira Souza, com amparo na portaria número 53, de 9 de fevereiro de 2006, do Comandante do Exército e reinaugurado em 29 de julho de 2011, no comando do General de Brigada Fernando Vasconcelos Pereira, por ocasião do centenário de nascimento do Sargento Max Wolf Filho.

Revitalizado em outubro de 2017, procurou-se materializar numa “linha do tempo”, a história do Exército Brasileiro, desde a Batalha de Guararapes até os dias atuais, cultivando os imprescindíveis valores da Força Terrestre.

O Espaço Cultural Duque de Caxias destina-se a proporcionar adequadas condições de educação, cultura e lazer para o público interno e aos visitantes, bem como manter viva a história do nosso Exército.

A denominação Espaço Cultural Duque de Caxias é uma homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, chefe militar vitorioso, guerreiro obstinado e exemplar homem de Estado, que o Exército consagrou como seu patrono.

O Espaço Cultural Duque de Caxias foi dividido nos seguintes ambientes:

- Espaço Marechal Francisco Antônio de Moura, localizado no saguão do Pavilhão de Comando, destina-se ao acompanhamento das Operações Correntes do Exército Brasileiro, em todo território brasileiro, tanto na vertente do “braço forte” como o da “mão amiga”.

- Espaço 4º Regimento de Cavalaria Divisionária/ESA – subdivide-se em dois ambientes, no primeiro, deparamo-nos com a justa homenagem aos militares que serviram, no então 4º RCD, no período de 1918 a 1950, e que combateram, com bravura, nas revoluções de 1930 e 1932. No segundo ambiente, encontramos a homenagem aos militares que serviram de maneira destacada nesta Escola, desde a sua instalação, nesta cidade, no ano de 1950 até os dias atuais.

- Espaço Sgt Max Wolf Filho / Força Expedicionária Brasileira – criado em homenagem ao Sargento MAX WOLF FILHO, herói da Força Expedicionária Brasileira, morto em combate na 2ª Guerra Mundial, nos campos gelados da Itália, tendo se destacado pela bravura, competência profissional, espírito de liderança, desprendimento, patriotismo e disciplina. É uma honra para esta Escola ter a denominação histórica “Escola Sargento Max Wolf Filho”, mantendo viva a memória dos Sargentos integrantes da FEB.

- Salão de Honra Guararapes – destinado à realização de cerimônias especiais, apresentação de oficiais, recepção de autoridades e comitivas.

No entorno do Pátio de Formaturas Sargento Max Wolf Filho e na Praça da Vitória, deparamo-nos com um acervo histórico composto por viaturas, equipamentos militares, sendo alguns, presas de guerra e quadros, os quais retratam momentos marcantes de nossa história.

Ao adentrar no Espaço Cultural Duque de Caxias, o visitante mergulhará na história militar, contada de forma simples, objetiva, obedecendo a ordem cronológica dos fatos.

A Escola de Sargentos das Armas é um centro de referência ao culto às tradições, aos valores e ao patriotismo. O Espaço Cultural foi idealizado para dar ênfase a estas tradições e proporcionar a divulgação da história da Escola em conjunto com o crescimento da cidade.

Para isso, foram confeccionados painéis com fotos históricas, demonstrando desde a sua instalação, até os dias atuais, a importância da Escola no cenário municipal.

Mais do que um ato simbólico, a reabertura deste Espaço Cultural, representa a continuidade de nossas tradições quanto ao zelo e a preservação de nossa história, proporcionando mais uma opção de lazer e cultura aos cidadãos tricordianos, que podem visitar-nos de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 hs.

Fonte: ESA

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>