Reinauguração dos Fortes de São Diogo e de Santa Maria em Salvador

Salvador (BA) – No dia 12 de maio, a 6ª Região Militar (6ª RM) e a Prefeitura de Salvador reinauguraram os Fortes de São Diogo e de Santa Maria.

MUSEU BAHIA 2

Há pouco mais de um ano e meio, o Comando da 6ª Região Militar cedeu à Prefeitura de Salvador, por intermédio de termo de cessão de uso de áreas, espaços dentro dos Fortes em contrapartida da revitalização desses sítios, que permitirá a reabertura à visitação dos soteropolitanos e dos turistas. Os Fortes permanecem sob a administração da 6ª RM. Todavia, a gestão dos espaços adaptados será de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

As riquezas naturais e a posição geográfica fizeram de Salvador uma cidade, historicamente, almejada. A defesa territorial foi estabelecida por meio da construção de fortalezas ao longo de todo o litoral da Baía de Todos os Santos. Os imponentes Fortes de São Diogo e de Santa Maria compõem alguns dos monumentos arquitetônicos que contam, hoje, a história militar da cidade.

MUSEU BAHIA 3

No Forte de São Diogo, uma área de 90 m² foi adaptada para abrigar o Espaço Carybé de Artes e, no Forte de Santa Maria, em área semelhante, foi instalado o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. Nesses locais, serão realizadas exposições artísticas de alta tecnologia e interatividade para visitação pública. Em complemento, os Fortes contarão com agradáveis ambientes gastronômicos, no perfil de bistrô. Assim, em seu aniversário de 467 anos, a cidade recebeu um “abraço de entretenimento” para todos os soteropolitanos e para o público em geral.

MUSEU BAHIA 1

O evento foi presidido pelo Prefeito Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto e pelo Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Artur Costa Moura.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *