Reserva Mobilizável da 5ª RM em Exercício de Defesa no Porto de Itajaí

Reserva Mobilizável da 5ª RM em Exercício de Defesa no Porto de Itajaí

Blumenau (SC) – O 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), sediado em Blumenau (SC), finalizou as atividades do Exercício de Adestramento da Reserva Mobilizável da 5ª Região Militar (5ª RM). De 31 de outubro a 09 de novembro, o Batalhão recebeu oficiais e praças selecionados para a atividade.

porto-2

Durante o treinamento, os civis que compões a reserva mobilizável do Exército Brasileiro participaram de inúmeras atividades, com foco na preparação militar. De medidas administrativas, como o recolhimento de documentação, o corte de cabelo e o recebimento de fardamento, até atividades de instruções, como as de Fuzil Automático Leve (FAL) 7,62 mm para cabos e soldados, de Fuzil Mauser M968 7,62 mm para Atiradores e de Pistola 9 mm para os oficiais e sargentos.

Dentre as instruções ocorrida no decorrer da Operação Candiru, constaram as de Construção de Abrigos, de Instrução Preparatória para o Tiro e de Comunicações. Em seguida, cada pelotão realizou o Apronto Operacional, com seus respectivos Comandantes, para atividades na área de instrução do Batalhão, localizada no Parque Nacional da Serra do Itajaí, na divisa entre Blumenau e Indaial.

porto-3

Nesse local foram realizados o Tiro de Instrução Básico e as oficinas de Higiene e Primeiro-Socorros, de Orientação Diurna com GPS, de Comunicações para os Rádio-Operadores, de Transporte Militar para os motoristas e de Aplicação de Injeções e Soros para os Atendentes de Saúde. Os reservistas também realizaram a Instrução de Silenciamento de Sentinela, Bivaque e Ordem Unida.

Para encerrar a atividade de mobilização, os reservistas foram para Itajaí, onde estava prevista a ocupação de uma Infraestrutura Estratégica. Após uma semana intensa de preparação e instruções, a Companhia de Guarda Territorial ocupou o Porto de Itajaí, com a finalidade prover a segurança dessa importante infraestrutura. Durante a tarde, ao chegar ao Porto de Itajaí, os militares mobilizados trabalharam na preparação para a ocupação do local e na montagem da base da companhia. Foram, ainda, desencadeados incidentes planejados pela figuração, que permitiram as atividades de defesa e de segurança.

Para a realização do Exercício, foram mobilizados reservistas que prestaram o serviço militar nos últimos cinco anos, além dos Atiradores do Tiro de Guerra de Brusque e de soldados, cabos, sargentos e tenentes que serviram no 23º BI.

porto-1

O General de Brigada Carlos Alberto Mansur, Comandante da 5ª Região Militar (5ª RM), visitou as instalações e a execução de atividades ao lado do General de Brigada Sergio Luiz Tratz, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *