Resultados positivos da Operação Curare VIII em Rondônia

Resultados positivos da Operação Curare VIII em Rondônia

Guajará-Mirim (RO) – No período de 22 a 28 de setembro, o Comando de Fronteira Rondônia/6° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RO/6º BIS), juntamente com órgãos de segurança pública e agências governamentais, deu início às atividades da Operação Curare VIII, realizando operações preventivas e repressivas na faixa de fronteira, como patrulhas fluviais e terrestres e postos de bloqueio e controle de estradas, tendo por finalidade combater crimes transfronteiriços e ambientais.

resultados-positivos-2

Além dos integrantes do Exército, atuaram, também, durante a Operação, a Polícia Federal, da Receita Federal, a Polícia Civil, a Polícia Militar de Rondônia, a Unidade Especializada de Fronteira (UNESFRON), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Ao término da Operação, obteve-se um resultado bastante expressivo, como os apresentados na continuação. Na parte operacional, empregaram-se mais de 15 viaturas, oito embarcações e 200 militares. Foram realizados, ao todo, mais de 25 postos de bloqueio e controle de estradas, 15 patrulhas fluviais, 14 patrulhas motorizadas, oito patrulhas a pé, 1.448 vistorias em automóveis particulares e 195 vistorias em embarcações no Rio Mamoré. Houve, nesse período, a apreensão de R$ 21.000,00 em mercadorias irregulares, de nove armas de fogo e de uma pequena quantidade de maconha. Foram, também, executadas a prisão de duas pessoas supostamente envolvidas em roubo de motos; de dois supostos envolvidos com tráfico de drogas e armas da Bolívia para o Brasil; bem como foram recuperadas duas motos roubadas e duas embarcações foram retidas por falta de documentação.

resultados-positivos-1

O 6° BIS participou, também, de uma ação cívico-social (ACISO) na Universidade Federal de Rondônia, campus de Guajará-Mirim, onde foi oferecido para a comunidade assistência médica e odontológica. Contabilizou-se, na ACISO. Cerca de 90 atendimentos médico e 30 atendimentos odontológicos, além de terem sido distribuídos 630 medicamentos.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *