Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Reunião Gerencial promove compartilhamento de experiências sobre Forças no Esporte

Cerca de 200 comandantes de diversas Unidades do País participaram do evento

Comandantes de Organizações Militares das três Forças Armadas participaram da Reunião Gerencial do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (PROFESP) e compartilharam experiências, nesta terça-feira (20), em Brasília (DF). Cerca de 200 militares de Unidades de todo o país estiveram no evento.

O Coronel Aviador Décio Dias Gomes falou sobre o programa na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). A Unidade realiza diversas atividades com 200 crianças, entre elas a capacitação e a reciclagem de monitores, reunião com pais e alunos e ações de cidadania. Ele ressaltou as parcerias realizadas com as Secretarias municipais de Educação e do Esporte, com o SESI e com faculdades.

“A gente consegue transporte, professores, monitores, material esportivo. Gostaria de incitar a todos os comandantes que dêem ênfase no estabelecimento de parcerias. Com certeza, todos conseguem porque o programa é muito bom”, ressalta.

Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), o PROFESP foi iniciado em 2014 com 100 alunos. Atualmente, são atendidos 500 alunos de 13 escolas municipais que participam de diversas modalidades esportivas, além de atividades culturais e de saúde, entre outras. A Unidade tem convênio com a Prefeitura Municipal que colabora com professores de educação física e com o transporte das crianças.

“Qualquer Unidade, mesmo pequena, tem muito a oferecer para essas crianças. O mínimo que a gente faz já é muito para elas”, garante o Chefe da Divisão Administrativa da EEAR, Coronel Aviador Fábio Santos de Vasconcelos.

Depois das apresentações, os comandantes visitaram a Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASSEB). No local, são atendidas 800 crianças, de segunda a quinta-feira, que realizam atividades esportivas, culturais e de cidadania, além de receberem refeições. Roberta Cristina, de 11 anos, é aluna do quinto ano da Escola “Classe 01” de Itapoã e participa do programa às segundas e terças-feiras. “Eu gosto muito porque pratico basquete, vôlei, judô e aprendo muita coisa, como tratar bem as pessoas”, afirma.

Reunião Gerencial

Reunião Gerencial foi iniciada nessa segunda-feira (19), promovida pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, por intermédio do Departamento de Desporto Militar (DDM).

“Esse evento mostrou que todos os comandantes têm que firmar convênio com instituições públicas e privadas para que o programa se fortaleça. Além disso, as boas práticas apresentadas podem ser adaptadas para outras Unidades”, aponta o Diretor do DDM, Vice-Almirante Paulo Martino Zuccaro.

Durante a reunião, também, foram discutidos diversos problemas enfrentados pelo PROFESP, como a carência de professores para realizar atividades esportivas e de reforço e a dificuldade de aplicar o repasse do Ministério do Desenvolvimento Social a título de alimentação.

“Vimos, pelo nível das discussões, que temos soluções para os nossos problemas. Tenho certeza que vamos resolver essas situações e aumentar ainda mais a quantidade de alunos atendidos. Nós salvamos muitas crianças e isso é o mais importante”, destaca o Secretário da SEPESD, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira.

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. O objetivo é democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, além da descoberta de novos talentos esportivos.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *