Rio 2016: Delegação brasileira de Judô é composta exclusivamente por militares

Rio 2016: Delegação brasileira de Judô é composta exclusivamente por militares

Brasília, 1º/06/2016 – A Confederação Brasileira de Judô divulgou, nessa quarta-feira (1º), os 14 judocas classificados para o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A delegação será composta exclusivamente por militares que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. A modalidade está entre as apostas de medalhas brasileiras para as Olimpíadas.

A delegação brasileira brasileira de judô terá 14 militares na briga por medalhas
A delegação brasileira brasileira de judô terá 14 militares na briga por medalhas

De forma inovadora a CBJ fez suspense na divulgação dos atletas olímpicos. A cada meia hora, a Confederação postava em sua rede social um vídeo com ex-atletas anunciando uma categoria de peso, com dois nomes de classificados para o Time Brasil. Um dos anúncios foi feito pelo campeão Aurélio Miguel, ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e bronze nos Jogos de Atlanta, em 1996. “Hoje, estou aqui para anunciar, em nome da Confederação Brasileira de Judô, os atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016, na categoria meio-pesado. No masculino, Rafael Buzacarini. No feminino, Mayra Aguiar”, comunicou o campeão.

Para o diretor do Departamento de Desposto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro, ter uma delegação composta apenas por militares é o retorno de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos. “Para o Departamento de Desporto Militar, ilustra de modo cabal a excelência de um trabalho realizado em prol do desenvolvimento do esporte nacional. É a afirmação do Programa Atletas de Alto Rendimento”, afirma Zuccaro.

Soldado do Exército, Rafael Buzacarini, 25 anos, foi uma das grandes surpresas da delegação que vai subir no tatame na disputa por medalhas. O atleta pratica a modalidade desde os cincos anos e terá a oportunidade de participar pela primeira vez de uma Olimpíada em seu País. Em 2015, Buzacarini subiu ao pódio como vice-campeão do Grand Slam Paris, uma das grandes conquistas do agora atleta olímpico.

Com o objetivo de ser bicampeã olímpica, a atleta da Marinha, Sarah Menezes, garantiu sua vaga no Time Brasil nos Jogos Rio 2016, na categoria ligeiro (até 48 kg). Nascida em Teresina (PI), a sargento tem como técnica preferida Ashi-waza. Suas principais conquistas incluem a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012; bronze nos Mundiais Rio 2013, Paris 2011 e Tóquio 2010; prata nos World Masters Guadalajara 2016 e Tyumen 2013; tetracampeã pan-americana (2010, 2013, 2015 e 2016); ouro no Grand Slam de Tuymen 2014; prata no Mundial Militar Astana 2013 e Bicampeã Mundial Junior (2008 e 2009).

Tradição

Os judocas militares do programa de desporto do Ministério da Defesa têm agora o desafio de repetir o feito dos Jogos Pan-Americanos de 2015, quando abocanharam para o Brasil 12 medalhas, e também as conquistas dos 6º Jogos Mundiais Militares de 2015, que colocou o Brasil em primeiro lugar no ranking nessa modalidade, com duas medalhas de ouro por equipe e mais nove medalhas individuais, sendo três de ouro, três de prata e três de bronze.

As mulheres da Marinha também subirão ao tatame em busca do ouro olimpíco
As mulheres da Marinha também subirão ao tatame em busca do ouro olimpíco

A meta do Ministério da Defesa é classificar para as Olimpíadas 100 atletas militares e conquistar 10 medalhas. Esses números são o dobro das Olímpiadas de Londres, em 2012, quando 51 atletas militares competiram, trazendo como resultado cinco medalhas (uma de bronze no pentatlo moderno; três de bronze e uma de ouro no judô). Até o momento, de acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), integram o Time Brasil 198 atletas, dos quais 95 são militares que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) – representando 48% do total.

Confira a lista de classificados:

Categoria Ligeiro

Masculino – Felipe Kitadai – Exército (reserva da Força Armada)

Feminino – Sarah Menezes – Marinha

Categoria Meio-Leve

Masculino – Charles Chibana – Exército

Feminino – Erika Miranda – Marinha

Categoria Leve

Masculino – Alex Pombo – Exército

Feminino – Rafaela Silva – Marinha

Categoria Meio-Médio

Masculino – Victor Penalber – Exército

Feminino – Mariana Silva – Marinha

Categoria Médio

Masculino – Tiago Camilo – Exército

Feminino – Maria Portela – Marinha

Categoria Meio-Pesado

Masculino – Rafael Buzacarini – Exército

Feminino – Mayra Aguiar – Marinha

Categoria Pesado

Masculino –  Rafael Silva – Exército

Feminino – Maria Suelen Altheman – Marinha

Fotos: Sargento Johnson Barros

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *