Sargentos da FAB disputam Pan-Americano na Venezuela de olho nos Jogos Olímpicos

Composta por vários sargentos da Aeronáutica, a seleção brasileira de ciclismo de estrada disputa, até domingo (22), o Campeonato Pan-Americano da modalidade em San Cristóbal, município do estado de Táchira, na Venezuela. O torneio reúne 22 seleções continentais na busca por pontos importantes no ranking mundial, que também é classificatório para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

sargentos fab 1

No masculino, integram a seleção Brasileira os sargentos Magno Prado Nazaret, que é especialista na prova de contrarrelógio, integrou a equipe brasileira nas Olimpíadas de Londres 2012; e Rafael de Mattos Andriato, condecorado com o Prêmio Brasil Olímpico em 2010 e 2013.

Já no Feminino, a equipe brasileira será formada pelas sargentos da FAB Camila Coelho Ferreira, Daniela Cristine Lionço, Clemilda Fernandes da Silva, Janildes Fernandes da Silva, Ana Paula Polegatch e Flavia Maria de Oliveira Paparella.  Também faz parte da delegação brasileira, como técnica, a Tenente Renata Gavinho, da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

“É uma das competições mais aguardadas e fortes do nosso continente. Às vésperas dos Jogos Olímpicos, as equipes certamente estarão enviando seus melhores atletas para a disputa. Estamos muito otimistas, a preparação de todos foi muito boa e a expectativa é estar brigando por medalhas em todas as categorias”, avalia Emerson Silva, técnico da seleção brasileira.

A seleção embarcou para a Venezuela na terça (17). Na quarta-feira (18), foi realizado o congresso técnico no Lidotel San Cristóbal. A primeira prova do programa foi a de contrarrelógio individual, com percurso de 19,3km e início as 9h para a elite feminina, e percurso de 38,6km, realizada na quinta-feira (19).

Nesse sábado (21), os jovens da categoria sub-23 são os primeiros a disputar a prova de resistência, com início às 9 horas e um percurso total de 124,8km (13 voltas). Ás 13 horas está prevista a largada para a elite feminina, que percorre um trajeto de 86,4km (9 voltas). No domingo (22), às 9 horas, ocorre a largada da elite masculina, que fará uma disputa acirrada durante os 182km (13 voltas).

Bom retrospecto

No domingo passado (15), a seleção brasileira feminina de ciclismo de estrada subiu ao lugar mais alto do pódio com a sargento Clemilda Fernandes. Ela foi a grande campeã do Grand Prix, disputado também na Venezuela, com um percurso de 90km em Barquisimeto. A competição foi válida pela classe 1.2 do ranking mundial e classificatório para Rio 2016.

“Não poderia estar mais contente. Mas, o mais importante é poder ajudar o Brasil a somar pontos importantes no ranking mundial e também para a Rio 2016. Certamente essa maratona de provas nos deixa mais preparadas para o Pan-Americano. Estou muito confiante”, avaliou a Sargento Clemilda.

(CECOMSAER/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>