SASM realiza encontros do “Projeto Tocando Famílias”

SASM realiza encontros do “Projeto Tocando Famílias”

A edição do “Projeto Tocando Famílias”, do ano de 2016, reuniu 400 pessoas, entre pais e usuários das diversas instituições credenciadas ao Programa de Atendimento Especial (PAE), durante os dias 15, 22 e 29 de setembro. O Projeto, realizado anualmente pelo Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), com o apoio das Voluntárias Cisne Branco (VCB) e do Abrigo do Marinheiro, é destinado aos usuários e às suas famílias e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade física, mental e social dos dependentes de militares e servidores civis com necessidades especiais.

Diretora Nacional das VCB com família participante do Programa de Atendimento Especial
Diretora Nacional das VCB com família participante do Programa de Atendimento Especial

A abertura do encontro, realizado na Casa do Marinheiro, foi feita pelo Diretor do Serviço de Assistência Social da Marinha, Capitão de Mar e Guerra (IM) Sérgio de Oliveira Guimarães Filho, que falou da grandiosidade do evento. “É um projeto que tem por objetivo, no dia de hoje, promover a integração entre a equipe do SASM, as equipes das instituições credenciadas, as famílias, os usuários e as Voluntárias Cisne Branco. É um momento em que podemos, efetivamente, nos conhecer para trocar experiências”.

A Diretora Nacional das VCB, Christiani Prisco Leal Ferreira, e a Diretora da Seccional Rio de Janeiro das VCB, Mônica Puntel, também participaram do evento.

Edição de 2016 reuniu 400 pessoas
Edição de 2016 reuniu 400 pessoas

Jussara Ferreira, mãe de Alysson, de 17 anos, usuário da clínica credenciada “Tocando em Você”, falou sobre a importância de participar do PAE. “Há seis anos meu filho frequenta a clínica. Entrou muito agitado e sem conseguir se concentrar, mas hoje o desenvolvimento dele é significativo. Às vezes é difícil se deslocar para a clínica, mas o esforço vale a pena”.

As atividades realizadas foram conduzidas por profissionais do “Grupo Educart Tocando em Você”, uma das instituições credenciadas ao PAE, e tiveram um enfoque reflexivo, estimulando a discussão das experiências vividas pelos responsáveis, além do desenvolvimento das habilidades sociais e artísticas das crianças e jovens com deficiências.

Enquanto as crianças participavam de brincadeiras e ensaiavam uma apresentação para o encerramento do evento, os pais e familiares, por meio de uma dinâmica, trocavam suas experiências sobre as situações vividas com seus filhos. Após a apresentação teatral, Jorge Alberto, pai de três usuários do programa, leu duas poesias escritas por ele em homenagem ao “Projeto Tocando Famílias”. Também homenageando as famílias, foi promovida uma apresentação de saxofone realizada por um suboficial, integrante do Fuzibossa e usuário do PAE.

Outras informações sobre o Programa de Atendimento Especial podem ser obtidas pelo telefone (21) 2104-5341.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *