Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular

Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular

Brasília, 28/06/2016 – Tomou posse na terça-feira (28) o novo secretário de Produtos de Defesa (Seprod), o economista Flávio Augusto Corrêa Basílio, sucedendo o brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, que ocupava o cargo interinamente. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, presidiu a cerimônia, realizada no Salão Nobre do Ministério.

Secretário da Seprod, Flávio Basílio, tomou posse hoje em substituição ao brigadeiro Crepaldi, que respondia interinamente.
Secretário da Seprod, Flávio Basílio, tomou posse em substituição ao brigadeiro Crepaldi, que respondia interinamente.

Flávio Basílio iniciou seu discurso indagando o porquê as nações ainda demandam papel moeda, mesmo com o fim do Sistema de Bretton Woods, que em 1944 garantiu o gerenciamento econômico internacional. Para o secretário, a resposta para a questão está baseada na solidez fiscal e no poderio militar.

“O poderio militar de uma nação e a credibilidade de suas forças armadas asseguram a confiança intrínseca por parte dos agentes de que o governo continuará aceitando moeda como meio de pagamentos de impostos”, respondeu o secretário da Seprod.

Basílio destacou que sua gestão será ancorada no comércio exterior, na obtenção de fontes de fomento e financiamento para o setor e em estratégias para que as Forças Armadas adquiram produtos de defesa.

Secretário Silva e Luna destacou que as Forças Armadas necessitam de meios adequados e suficientes para garantir a defesa do País
Secretário Silva e Luna destacou que as Forças Armadas necessitam de meios adequados e suficientes para garantir a defesa do País

“Estamos empreendendo valiosos esforços para incluir o Ministério da Defesa (MD) nas pautas de discussões da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Precisamos focar no desenvolvimento e no maior acesso a instrumentos de financiamento e de garantias por parte da indústria, e por fim, estabelecer medidas estáveis de obtenção de produtos por parte das Forças Armadas”, afirmou o secretário.

O secretário-geral ao dar boas-vindas ao novo secretário de Produtos de Defesa e agradecer o empenho e trabalho do substituto, brigadeiro Crepaldi, disse que os meios materiais são indispensáveis para que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica cumpram sua missão constitucional com a defesa do País. “As Forças Armadas só poderão proteger a nação com equipamentos adequados e suficientes, e se tiverem garantidos sua completa formação e seu permanente preparo”, destacou o general.

Silva e Luna ressaltou ainda que o Ministério da Defesa se organiza para interagir com outros ministérios, com o congresso nacional, os órgãos de controle, a base industrial de defesa, a mídia e a sociedade.

Participaram da cerimônia, o secretário-geral do MD, general Joaquim Silva e Luna, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho; o comandante-em-chefe da Esquadra, almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, representando o comandante da Marinha; o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Raul Botelho, representando o comandante da Força Aérea; além de secretários do MD, embaixadores, adidos militares, parlamentares, e representantes da indústria de defesa.

Perfil

Doutor em economia, Flávio possui experiência nas áreas de macroeconomia, economia monetária, economia internacional, economia bancária e econometria. Foi gestor de riscos do Banco do Brasil, onde trabalhou com regulação bancária, modelagem interna de risco de mercado, crédito e operacional e na implementação de Basileia II e III.

O secretário foi professor da Universidade de Brasília (UnB), onde lecionou as disciplinas de macroeconomia II, introdução à economia e economia brasileira. Recebeu da UnB, em 2012 e em 2014, o prêmio pesquisador parceiro da imprensa. Ainda no plano acadêmico, é professor titular do Centro Universitário UDF e do mestrado em Direito da mesma instituição. Possui artigos publicados nos principais periódicos do país e capítulos de livro no país e no exterior. Além disso, é organizador do livro Macroeconomia do Desenvolvimento.

Fotos: Gilberto Alves/MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *